Publique

Começou o Confina Brasil, da Scot!

Primeiro dia da expedição visitou a Agropecuária Pau D’alho e também o Confinamento Monte Alegre, propriedades que são referência em gestão, sustentabilidade e bem-estar animal.

Após 5 anos de muito planejamento, dedicação, esforço e persistência começou ontem, o primeiro dia de expedição do Confina Brasil. O projeto idealizado pela Scot Consultoria, vai visitar, avaliar e mapear cerca de um milhão de animais criados de forma intensiva nos cinco principais estados confinadores do País. A comitiva saiu de Bebedouro, em São Paulo, e passará nos próximos 29 dias por importantes cidades de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.

A primeira propriedade visitada foi a Agropecuária Pau D’alho, localizada no município de Pitangueiras-SP. A fazenda é referência em gestão e hoje é altamente rentável e eficiente, graças ao trabalho do proprietário e administrador de empresas, Arthur Villas Boas, que aplicou no negócio todo o seu conhecimento adquirido em muitos anos atuando no mercado financeiro.

A Pau D’alho ocupa uma área de 6.500 hectares e conta com um rebanho de 2.300 animais criados no sistema de confinamento e a pasto. A fazenda tem também forte atuação no plantio de cana-de-açúcar. De acordo com o pecuarista, neste local em específico, são realizados experimentos de desempenho dos animais, para serem aplicados nas outras propriedades do grupo. “Hoje somos uma empresa formada por seis fazendas e o nosso foco é fazer a gestão dessas propriedades, sempre cuidando do meio ambiente e da sustentabilidade, mas com foco em rentabilidade”, destaca.

Eficiência e bem-estar – Em uma megaestrutura, o Confinamento Monte Alegre (CMA), de Barretos, a segunda parada da equipe do Confina Brasil, concilia em perfeita harmonia eficiência produtiva com bem-estar animal. Com capacidade estática de confinamento de 19 mil cabeças e excelente organização, a propriedade tem como um dos seus pilares, a seleção cuidadosa e criteriosa. “Para um animal ter uma boa performance ele precisa estar bem adaptado ao cocho, ou seja, ter uma condição boa para ter ganho de peso, por isso é fundamental atenção com o seu bem-estar”, destaca o proprietário e responsável, André Perrone.

Esse cuidado da CMA se inicia fora da porteira, no momento que vão comprar os bois. De acordo com o pecuarista, quando é adquirido um animal que foi mal manejado ou sofreu algum tipo de estresse, é preciso identificar e ter uma atenção muito maior. Esse cuidado vai desde o procedimento de entrada, até o período de adaptação. “Nos primeiros 20 dias fazemos o processo que se chama ambientação, mantemos o boi mais em contato com o vaqueiro para que eles possam desenvolver uma relação de confiança”, destaca.

Outro diferencial da propriedade é a utilização do sistema de aspersão sobre os animais. A solução garante mais conforto e bem-estar ao rebanho confinado, principalmente nos dias mais secos e de altas temperaturas. Também é muito importante destacar, que o manejo é realizado da forma mais tranquila possível. “Usamos a técnica chamada “nada nas mãos” e ampliamos esse manejo para o embarque e desembarque. É fundamental ter um ambiente calmo procurando o menor estresse para os animais terem bom desempenho e consequentemente maior ganho de peso”, finaliza o produtor.

Segundo dia – O confina Brasil retoma hoje as atividades na estrada. Ainda dentro do Estado de São Paulo, a expedição vai visitar e mapear mais propriedades que são referência e realizam um eficiente trabalho de confinamento e semiconfinamento.

Apoiadores – O Confina Brasil também conta com incentivo de importantes entidades representativas do setor.  Apoiam o projeto, a Sociedade Rural Brasileira (SRB) e também a Associação Nacional da Pecuária Intensiva (Assocon), entidade que representa produtores de gado de corte e demais integrantes da cadeia produtiva da carne bovina. Além disso, o projeto também tem apoio e patrocínio do BB Seguros, Boehringer Ingelheim, John Deere, Nutron e UPL. Além disso, o Confina conta com o apoio institucional do Hospital de Amor e Unesp/Jaboticabal. Todas as informações da rota serão atualizadas diariamente no Instagram @confinabrasil e no site do projeto www.confinabrasil.com