Publique

Encontro das Cooperativas Agropecuárias

Perto de uma centena de cooperativas agropecuárias do Brasil inteiro estará reunida em São Paulo, nos dias 16 e 17 de abril, para debater temas como intercooperação e cooperativismo, gestão, inovação e responsabilidade social. O evento vai ser aberto oficialmente a partir das nove horas da manhã, com a fala do Presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas.

As cooperativas são instrumento vital na distribuição dos produtos e insumos fabricados pela indústria para abastecer os produtores rurais brasileiros. Além de representar 35% de todas as vagas de emprego no País, ser responsável por 41% de todas as exportações e 23% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, que deve crescer ainda mais nos próximos anos, devido a um aumento na demanda de países como a China e às mudanças no padrão de consumo.

O encontro ocorre em um cenário bastante promissor para o agronegócio brasileiro. Dados recentes mostram que as exportações atingiram a marca de US$ 96 bilhões no ano passado, um considerável aumento de 13% em comparação com o ano anterior. Os dados são do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), ao destacar o superávit da balança comercial de US$ 81,8 bilhões, o segundo maior da história.