Publique

Coluna AgroNotícias, por Maurício Picazo Galhardo

PESQUISAS

O governador Geraldo Alckmin anunciou, investimento de R$ 120 milhões para modernização da estrutura de 20 institutos de pesquisa paulistas. Os recursos beneficiarão a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) e os seis institutos de pesquisa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento: Agronômico (IAC), Biológico (IB), de Economia Agrícola (IEA), de Pesca (IP), de Tecnologia de Alimentos (Ital) e de Zootecnia (IZ). 

REUNIÃO

Com o objetivo de estreitar a parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) e outros órgãos para apoiar as aquisições de alimentos da agricultura familiar pela modalidade Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), foi realizado no dia 26 de maio o simpósio “Compras de Alimentos da Agricultura Familiar para atendimento de órgãos públicos – Região Sudeste”, em São José dos Campos. 

MARÍLIA
A Comissão Regional de Segurança Alimentar (Crsans) de Marília realizou sua 5ª reunião no dia 17 de maio de 2017, na Câmara Municipal de Fernão, com a presença de representantes de entidades da sociedade civil e do Poder Público dos municípios de Ocauçú, Marília, Ribeirão do Sul, Vera Cruz, Fernão e Bastos. 
CURSO
O curso “Fracionamento e Perspectivas da Matéria Orgânica: Manejo Físico e Químico dos Solos” será realizado em Pindorama, no dia 9 de junho, das 8h às 18h. O objetivo é explanar, esclarecer, opinar e discutir questões atuais sobre a dinâmica, qualidade e as metodologias de estudo da matéria orgânica do solo. Isso contribui na formação profissional deles e, eventualmente, no desenvolvimento de trabalhos e correlações com outras áreas da ciência do solo, especialmente a química e física.

PALESTRA EM CATANDUVA
Em meados de maio, técnicos lotados na CATI Regional Catanduva foram convidados a ministrar palestras para os alunos da Faculdade de Tecnologia de Catanduva (Fatec) sobre as ações desenvolvidas pela instituição, as oportunidades de estágio e o papel do agronegócio na proteção ambiental. Os alunos participantes são dos cursos de Tecnologia da Informação e Gestão Empresarial.

HOMENAGEM 
Uma justa homenagem foi conferida ao extensionista Clóvis Antonio de Alencar no final do mês de abril. A cidade, que acolheu o profissional que foi diretor técnico da CATI Regional Presidente Venceslau por mais de uma década, fez a homenagem ao dar seu nome ao Horto Municipal, área que foi recuperada devido à iniciativa do médico veterinário, que tinha uma alma de engenheiro agrônomo e era confundido e homenageado, em outras ocasiões, como se fosse um profissional da área.

INVESTIMENTO
O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, representou o governador Geraldo Alckmin no evento que celebrou a conclusão do Terminal Porto de Santos, parte do Projeto Novos Ares da Archer Daniels Midland (ADM), uma das gigantes globais do agronegócio. Foram investidos R$ 280 milhões na modernização do terminal contemplando as melhorias recomendadas pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) para gerar mais recursos e empregos para a economia local. 

HORTA EDUCATIVA

Cerca de 150 educadores de escolas da rede estadual de ensino na Região Metropolitana de São Paulo participaram nesta terça-feira, 23 de maio de 2017, de capacitação do Projeto Horta Educativa, ministrado por técnicos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, habilitando-os a transmitir a pais e alunos conhecimentos sobre o cultivo dos alimentos e hábitos saudáveis de alimentação. Em quatro anos de projeto, mais de 300 mil crianças de quatro a oito anos de idade já foram beneficiadas.