Coluna AgroNotícias, por Maurício Picazo Galhardo

.wlEmoticon { behavior: url(#default#.WLEMOTICON_WRITER_BEHAVIOR) }
img { behavior: url(#default#IMG_WRITER_BEHAVIOR) }
.wlWriterEditableSmartContent { behavior: url(#default#.WLWRITEREDITABLESMARTCONTENT_WRITER_BEHAVIOR) }
.wlWriterEditableSmartContent > .wlEditField { behavior: url(#default#.WLWRITEREDITABLESMARTCONTENT_>_.WLEDITFIELD_WRITER_BEHAVIOR) }
blockquote { behavior: url(#default#BLOCKQUOTE_WRITER_BEHAVIOR) }
#extendedEntryBreak { behavior: url(#default##EXTENDEDENTRYBREAK_WRITER_BEHAVIOR) }
.postBody table { behavior: url(#default#.POSTBODY_TABLE_WRITER_BEHAVIOR) }
.postBody td { behavior: url(#default#.POSTBODY_TD_WRITER_BEHAVIOR) }
.postBody th { behavior: url(#default#.POSTBODY_TH_WRITER_BEHAVIOR) }
.postTitle {margin: 0px 0px 10px 0px; padding: 0px; border: 0px;} .postBody {margin: 0px; padding: 0px; border: 0px; }

CAPACITAÇÃO. O Programa de Sanidade em Agricultura Familiar (Prosaf), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, já capacitou 1.400 agricultores familiares desde 2015. Neste período, sete cidades receberam a iniciativa – que formata sua programação de acordo com as demandas mais urgentes definidas pelos próprios produtores. Desde sua criação, em 2009, mais de 2.300 pessoas foram treinadas.

MENDOIM. O 9º Encontro de Produtores e Dia de Campo de Amendoim será realizado em Pindorama, no dia 7 de fevereiro, das 8h às 13h. A iniciativa é do Polo Regional Centro Norte da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. A programação inclui ciclo de palestras e visita a campos experimentais de amendoim como forma de promover a atualização técnica em tópicos relevantes da cultura.

ABELHAS. A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou que o dia 20 de maio passa a ser comemorado como “Dia Mundial da Abelha”, para lembrar a importância da polinização para o desenvolvimento sustentável. As abelhas são responsáveis por 85% da reprodução das plantas com flores e sua falta pode levar a um total desequilíbrio ambiental. A preocupação vem de longa data em alguns países, como Estados Unidos, onde a falta de abelhas causou sérios problemas à agricultura no estado da Califórnia há alguns anos. No Brasil, o Ministério do Meio Ambiente instituiu o dia 3 de outubro como Dia Nacional das Abelhas.

NOVA SAFRA. A produção de grãos da safra 2017-2018 poderá atingir 227,9 milhões de toneladas, recuando 4,1% em relação à safra passada – 237,7 milhões de toneladas -, mas a área total de cultivo registra crescimento de mais de 1%, ultrapassando 61 milhões de hectares. O estudo da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado na quinta-feira (11), é o 4º Levantamento da Safra de Grãos 2017/2018.

PREÇO DO MAMÃO. Neste início de 2018, o mamão havaí obteve melhores cotações frente às do formosa, por conta da baixa disponibilidade da variedade. Contudo, a restrita comercialização no período das férias e a elevada quantidade de miúdos não permitiram valorizações significativas. Houve redução no volume disponível de havaí neste ano, devido aos limitados preços do ano passado, que desanimaram produtores quanto à renovação e manutenção da área de cultivo. Por outro lado, como o volume produzido da variedade pode diminuir neste ano, por conta da menor área, as cotações podem ser superiores, caso o mercado consumidor seja favorável.

CHILE E PERU. A temporada de exportação sul-americana de uva de mesa começou em ritmo lento, com poucos volumes enviados para os Estados Unidos, provenientes do Chile e do Peru. De acordo com o portal Fresh Plaza, isso é reflexo das temperaturas mais baixas que o esperado no período de início de desenvolvimento das frutas.  A nível de comparação, o volume enviado pelo Chile, até então, é cerca de 67% inferior ao do mesmo período do ano passado.

MANDIOCA. Os preços de mandioca voltaram a registrar altas, devido à elevada demanda industrial e à baixa oferta – as chuvas ocorridas nas regiões acompanhadas pelo Cepea dificultaram o avanço dos trabalhos de campo na semana passada. Entre 8 e 12 de janeiro, a média a prazo para a tonelada posta fecularia foi de R$ 661,86 (R$ 1,0641 por grama de amido na balança hidrostática de 5 kg), aumento de 3% frente à da semana anterior. 

 

(Texto(s): Secretaria Agricultura S.Paulo, CATI, Mapa, Hfbrasil, Cepea/Esalq)

Email: mauricio.picazo.galhardo@hotmail.com