Publique

Coluna AgroNotícias, por Maurício Picazo Galhardo

CANA-DE-AÇÚCAR

A safra 2017/2018 de cana-de-açúcar é estimada em 646,34 milhões de toneladas, com queda de 1,7% quando comparada às 657,18 milhões da temporada passada. Os números são do 2º levantamento da atual safra, divulgado dia (24) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A área colhida apresenta redução de 3,1%, passando de 9,05 milhões para 8,77 milhões de hectares.

NOVA LEGISLAÇÃO

Países do Mercosul deverão criar legislação que dê amparo às cooperativas dos países do bloco para que atuem livremente na região. Em junho deste ano, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) de um um passo nessa direção, ao editar a Portaria nº 1.395, que possibilitar às cooperativas brasileiras ampliarem atividades em países do Mercosul, a exemplo do que já havia feito o Uruguai.

LEITE

O ministro Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) defende a exclusão do leite da lista de produtos do Mercosul beneficiados pelo livre comércio, a exemplo do que já ocorre com o açúcar, como forma de acabar com as distorções no mercado brasileiro provocadas pelas importações do produto do Uruguai.

XIAMEN, G-20

O presidente Michel Temer vai usar sua visita à China nesta semana para reforçar os laços econômicos e comerciais com aquele país e atrair investimentos, especialmente em infraestrutura, disse o porta-voz da Presidência, Alexandre Parola. “Um dos objetivos da visita será promover a crescente diversificação qualitativa de nossa pauta exportadora para a China e atrair novos investimentos, sobretudo em infraestrutura”, disse Parola.

OVOS BRANCO

No decorrer da semana (34ª semana do ano, 21 a 26 de agosto) a caixa de ovos brancos sofreu quatro baixas: abriu a semana com o preço médio de R$81,00 e encerrou a semana em R$76,00. Com isso, a baixa no preço médio semanal chegou a quase 5%. Já em relação à mesma semana do ano passado, o índice é um pouco menor, de 2,7%.

PRODUÇÃO DE SOJA

Dez anos atrás Mato Grosso do Sul produzia 4,8 milhões de toneladas de soja, principal produto da agricultura estadual. Era a época do nascimento da Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), fundada em 28 de agosto de 2007. Hoje, a produção do estado é 74% maior: 8,5 milhões de toneladas do grão foram cultivadas na safra 2016/2017.

USO DA ÁGUA NA AGRICULTURA

O pesquisador Lineu Rodrigues, da Embrapa Cerrados (Planaltina, DF), representou a Embrapa na audiência pública realizada pela Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (Cindra) da Câmara dos Deputados, em Brasília, no dia 23 de agosto. O encontro, que foi requerido pelo presidente da Cindra, deputado Valadares Filho (PSB/SE), teve como objetivo debater o Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) e nivelar informações sobre a última atualização do plano (2016-2020).

PARCERIA

Comunidades indígenas, quilombolas e de pescadores do Rio Grande do Sul (RS) serão atendidas com recursos do governo federal, por meio da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead).

PRODUÇÃO DE GRÃO-DE-BICO

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, participou dia (24), na Fazenda Alvorada, em Cristalina (GO), da colheita da primeira safra de grão-de-bico destinada a suprir demanda feita pelo governo da Índia. A safra é fruto de experimentos coordenados pela Embrapa. “Nós, brasileiros temos uma oportunidade, mais uma vez pela mão da Embrapa, com gente daqui, desta fazenda, de investir, investigar e fazer”, disse o ministro.