Publique

Chega ao mercado a oitava edição da Revista Senepol

A oitava edição da Revista Senepol foi lançada durante o “Mega Encontro Internacional da Raça Senepol – Do Pasto ao Prato”, realizado de 30 de agosto a 10 de setembro, em Uberlândia/MG. Editada pelo Grupo Publique, a publicação traz como destaque PMGS (Programa de Melhoramento Genético do Senepol), que é baseado em quatro pilares: registro genealógico, provas zootécnicas, melhoramento genético e seleção genômica.  A reportagem de capa traz ainda o projeto de certificação de rebanhos e da carne Senepol. A proposta é de que as marcas especiais de carne e os criatórios recebam o selo de qualidade emitido pela Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol.

Como o objetivo final do PMGS é levar carne de qualidade ao prato do consumidor, a revista revela como os criadores de Senepol estão conseguindo obter bons rendimentos ao utilizar a raça para a produção de carne premium a partir de animais meio-sangue, e, também, de produtos tricross. Com o encurtamento do ciclo de produção proporcionado pelo cruzamento com o touro Senepol, eles estão conseguindo elevar a rentabilidade dos negócios.

Esse crescimento da raça e sua contribuição para a pecuária nacional são reconhecidos pelo recém-nomeado diretor-executivo de Transferência de Tecnologias da Embrapa, Cleber Oliveira Soares. Em entrevista à revista, ele garante que é preciso explorar a carne Senepol em termos de qualidade, pois se trata de uma raça que tem bom desempenho em programas de cruzamento.

Na parte de sanidade, a revista traz informações importantes, incluindo as pesquisas para o desenvolvimento de uma vacina para o combate ao carrapato, que causa prejuízos bilionários à pecuária. O controle biológico de pragas e o sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta são outras práticas interessantes para garantir a sustentabilidade do setor.

A seção Marketing ensina como gerar valor ao produto pecuário.  Esta edição traz, ainda, os eventos que agitaram a comunidade Senepol no Brasil e no mundo, os resultados dos últimos leilões da raça e muito mais. Confira a versão online no link: http://news.publique.com/revistasenepol08