Publique

Cenatte investe em laboratório de Castro (PR)

Prestes a completar um ano de funcionamento em Castro/PR, o Laboratório de FIV (Fecundação in Vitro) do Cenatte Embriões está recebendo novos investimentos para ampliar os serviços prestados na região, que é considerada referência nacional na seleção de genética bovina leiteira. De acordo com o gerente geral do Cenatte, Rodrigo Fiorani, novos projetos estão sendo implantados na unidade, dentre eles o recém-lançado programa UpGen, que disponibiliza ao mercado embriões das diferentes raças, em parceria com os melhores e maiores plantéis de doadoras do Brasil. “Nosso objetivo é levar essa genética de ponta para várias partes do País e para os países considerados mercados em potencial para os embriões produzidos no Brasil. Nossa meta é fazer do laboratório do Cenatte, em Castro, uma referência na região, com grandes volumes de produção, oferecendo sempre um serviço diferenciado aos pecuaristas, com inovação e resultado”, assegura Rodrigo.

Como o laboratório está instalado dentro da Cidade do Leite, local de realização da Agroleite, quem visitar o evento entre os dias 14 e 18 de agosto poderá conhecer todo o processo de produção de embriões do Cenatte. “Será uma oportunidade de apresentar aos visitantes uma ferramenta de grande importância no processo de reprodução dos rebanhos, que é a FIV. O produtor pode esperar excelentes resultados, confiança e credibilidade com esta ferramenta. O Cenatte é uma empresa que está ao lado do pecuarista, ajudando não só a crescer o próprio rebanho, como também a levar essa genética para os mercados potenciais”, destaca o gerente geral do Cenatte.

Outro investimento no Laboratório em Castro diz respeito à reestruturação da equipe técnica, marcando, assim, uma intensificação dos trabalhos da unidade, com foco em resultados e retorno para o produtor. A gerência geral do laboratório passa a ser conduzida pela zootecnista Fernanda Cavallari de Castro. Com mestrado em “Qualidade e Produtividade Animal” e doutorado em “Reprodução Animal” pela Universidade de São Paulo (USP) e pela University of Florida, ela tem se dedicado a pesquisas na área de reprodução. “Trabalhar no Cenatte representa a concretização de um sonho profissional, que me estimula a cada dia a aprender e investir no desenvolvimento da empresa, visando ao oferecimento de serviços de qualidade e cada vez mais personalizados”, declara Fernanda. Sobre o desafio de atuar em uma das maiores empresas de reprodução animal, ela acredita que poderá contribuir com o aperfeiçoamento das técnicas e protocolos, a fim de oferecer serviços e produtos personalizados para suprir a necessidade dos produtores.

Com a expectativa de atingir um crescimento anual de até 17% para dobrar sua produção de embriões em cinco anos, o Cenatte conta com a parceria da central de inseminação Semex e da empresa canadense Boviteq para o desenvolvimento de projetos como o UpGen. Na opinião da nova gerente do Laboratório do Cenatte em Castro, a parceria entre as três empresas tornou-se de vital importância para o desenvolvimento tecnológico e o aprimoramento dos processos de FIV, que são cruciais para incrementar ainda mais a qualidade dos embriões e dos serviços oferecidos. “A reprodução in vitro é um dos melhores e mais eficientes caminhos para se obter êxito na introdução de animais de alto padrão genético no rebanho ou na melhoria do potencial produtivo do plantel. A utilização de embriões bovinos produzidos in vitro torna-se uma das estratégias mais interessantes dentro da bovinocultura, principalmente visando à produção leiteira, sendo possível com esta biotecnologia predizer a qualidade e o potencial produtivo de cada um de seus animais”, finaliza Fernanda.

Sobre o Cenatte – Pertencente ao Grupo Semex, o Cenatte Embriões, há mais de 30 anos, desenvolve técnicas de reprodução animal no Brasil. Entre elas, congelamento de embriões, sexagem e superovulação, além de coleta e transferência de embriões. No Brasil, sua sede está localizada em Pedro Leopoldo (MG). A empresa conta com 14 laboratórios parceiros distribuídos por todo o território nacional e com unidades localizadas na Argentina, na Colômbia, na Costa Rica, no México e no Paraguai.