Publique

Carpa vence 11ª etapa do Circuito Nelore

Lote com 92 novilhas fechando 30 meses enviadas pela Fazenda Cibrapa, de Eduardo Biagi, foi o melhor no concurso que reuniu quase 1.400 cabeças.

A 11ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade, realizada em Barra do Garças (MT), reuniu 1.380 animais de oito criatórios da região do Vale do Araguaia. A Medalha de Ouro foi conferida ao grupo de fêmeas que atingiu média de 246,3 kg ou 16@ e 6kg, totalizando 22.664 kg. Todas as novilhas abatidas são filhas de touros PO da Carpa com vacas comerciais que compõem a base da pirâmide de uma genética selecionada e melhorada há quase meio século. Segundo o técnico da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), Gustavo Callejon, as carcaças tinham cobertura de gordura de três milímetros na maioria, padrão na qualidade da carne, não apresentaram hematomas e nem contusões. O rendimento foi de 53,02% para peso vivo médio de 464,5kg.

“Esse tipo de avaliação é muito importante, pois gera informações detalhadas e essenciais para o criador conferir o resultado de todo o trabalho que é desenvolvido na fazenda, desde a produção da genética até as condições gerais da criação, do manejo e do bem-estar, que refletem na hora do abate e na qualidade da carne”, explica o técnico. Os abates técnicos e avaliações de carcaças da raça Nelore, implementados no Programa de Qualidade Nelore Natural (PQNN), já têm duas décadas e somam 120 mil animais abatidos e avaliados em 11 estados do País (AC, ES, GO, MG, MS, MT, PA, PR, RO, SP e TO).

Um dos parceiros do programa em quase todas as etapas de 2019 é a Friboi. O diretor regional de Mato Grosso, Vilmar Cardoso, destaca a relação comercial da unidade com o criatório campeão. “Hoje, o mercado é restrito a animais jovens. Nesse tipo de abate, conseguimos mostrar o que está acontecendo nas fazendas não só na questão da genética, mas ainda na da precocidade e do acabamento, que também envolvem a nutrição e o manejo. A Carpa Serrana, na pessoa do Marcos Junqueira, o Marcão, há muitos anos nos prestigia na unidade de Barra do Garças, sempre com altíssima qualidade. Não podíamos esperar um resultado diferente desses pioneiros que são referência para todo o País e se dedicam a disseminar a alta genética na região do Vale do Araguaia”, aponta Vilmar.

A região do Vale do Araguaia é desafiadora. Os períodos prolongados sem chuvas exigem um manejo preciso. O rebanho de 30 mil cabeças da Fazenda Cibrapa é criado exclusivamente a pasto e conta com o suporte de um grande projeto de ILP (Integração Lavoura-Pecuária) em três mil hectares. Na área, o cultivo de soja é consorciado com capim em volume suficiente para fazer a recria do rebanho e, ainda, produzir 13 mil toneladas de silagem e 1,5 de feno de inverno, que melhoram significativamente os índices zootécnicos do gado. “É muito gratificante conquistar uma premiação na ponta da cadeia da carne. A Carpa fecha todo o ciclo pecuário e demonstra as vantagens de produzir comercialmente a partir da genética Nelore comprovadamente melhoradora do nosso plantel de seleção. Já estamos comemorando a Medalha de Ouro do abate técnico enquanto cuidamos dos últimos detalhes do leilão anual aqui, em Barra do Garças”, diz o gerente de pecuária da Cibrapa, Marcos Junqueira Cardoso.

Nesse ano, o criatório de Eduardo Biagi optou pela fusão dos Leilões Anual Carpa e Mega Carpa e vai realizar, nos dois primeiros dias de setembro, o Leilão Mega Anual Carpa, o “Mega dos Megas”, com uma oferta de mais de quatro mil animais em duas etapas.

Uma reportagem especial do embarque dos lotes e do abate será exibida no programa Giro do Boi, ancorado por Mauro Ortega, nessa segunda-feira, 26/08, a partir das 7h, no Canal Rural.

40º Mega Leilão Anual Carpa

1º de setembro, 9h30, presencial
200 touros, 800 novilhas comerciais prenhes, 3 mil bezerros

2 de setembro, 21h, virtual
200 matrizes PO

Transmissão: Canal Rural
Leiloeiras: Central Leilões e Programa Leilões

Sobre a Carpa – A Carpa seleciona Nelore há quase 50 anos e sempre foi um criatório inovador. A empresa pecuária é a primeira do Brasil a fazer Transferência de Embriões, realizar abates técnicos na raça Nelore e utilizar receptoras Nelore em seus programas de reprodução assistida. Na Cibrapa, unidade mato-grossense do criatório, um grande projeto de ILP (Integração Lavoura-Pecuária) é destaque. São três mil hectares de área cultivados com soja e capim suficientes para fazer a recria do rebanho e, ainda, produzir 13 mil toneladas de silagem e 1,5 de feno de inverno, para melhorar significativamente os índices zootécnicos do gado. O trabalho da Carpa é considerado um dos melhores e de mais relevância no Brasil, também quando o assunto é novilho precoce e animais de alta qualidade. Com um rebanho de mais de 30 mil cabeças, o criatório ganhou notoriedade por unir o conceito de melhoramento com base em avaliações genéticas ao de seleção morfológica. As unidades Fazenda Fazendinha, em Serrana/SP, e Cibrapa, localizada em Barra do Garças/MT, são modelos na implantação de tecnologias e conceitos de sustentabilidade como sistemas integrados de produção.

 

Marcão, Márcia e Luís Otávio acompanharam o embarque do lote de Ouro da Carpa