Publique

Brasil confirma protagonismo no Senepol

Participantes de sete países acompanharam durante o II Mega Encontro Internacional de Senepol as inovações que estão ajudando a impulsionar a raça no mercado mundial de genética bovina voltada para a produção de carne de qualidade.

O Brasil vem se destacando no mercado internacional como um dos mais importantes polos de genética da raça Senepol, caminhando para atingir a inédita marca mundial de 100 mil animais registrados. A participação do País no avanço da raça ficou evidente no II Mega Encontro Internacional da Raça Senepol, realizado de 30 de agosto a 8 de setembro, no Parque de Exposições Camaru, em Uberlândia/MG. Com a presença de pecuaristas de vários países, dentre eles Brasil, Bolívia, Colômbia, Estados Unidos, Panamá, Paraguai e Venezuela, o evento destacou tecnologias utilizadas na pecuária, contou com uma série de lançamentos e ainda teve uma mostra de quase 300 animais puros e cruzados.

O avanço da raça no Brasil impressionou as comitivas estrangeiras, como o presidente da Associação Venezuelana de Senepol, Carlos Jimenez. “A Venezuela tem a Associação de Senepol mais antiga da América do Sul, fundada em 1988, e o rebanho de animais puros já chega a 10 mil. A raça é muito utilizada em cruzamento industrial com Brahman. Mas o crescimento do Brasil é algo extraordinário. Estive aqui em 2013 e, na época, só havia 70 criadores associados à ABCB Senepol. Hoje, são mais de 900, que vêm selecionando animais de alta qualidade”, destaca Jimenez.

Pela terceira vez no Brasil, o presidente da Associação Panamenha dos Criadores de Senepol, Roberto Ureña, também ficou impressionado com o forte crescimento da raça em terras brasileiras e com a qualidade dos animais participantes da mostra. “Os brasileiros têm feito um excelente trabalho de seleção da raça, que já ocupa um espaço importante na pecuária de corte. Assim como ocorre no Brasil, o Senepol, no Panamá, é muito utilizado para cruzamento industrial com outras raças. Temos um rebanho de 2.700 animais puros”, diz Ureña.

Para o presidente da ABCB Senepol, Pedro Crosara, esse avanço da raça vem ocorrendo de forma equilibrada e sustentável, utilizando as mais modernas ferramentas de seleção disponíveis no Programa de Melhoramento Genético da Raça Senepol (PMGS), desenvolvido em parceria com a Embrapa Gado de Corte. “O Senepol é uma raça que veio para agregar, tornando a pecuária brasileira cada vez mais competitiva. Por isso, estamos apostando em tecnologias de ponta, como a genômica, para oferecer ao mercado animais eficientes, garantindo maior rentabilidade ao negócio. Lançamos, no Mega Encontro, mais uma edição do Sumário de Touros que, pela primeira vez, traz dados genômicos oficiais da raça para características de grande impacto econômico, como Dupla Musculatura e gene Slick, ligado à resistência ao calor. Outro grande lançamento importante e que mostra a maturidade da raça foi o Programa de Certificação da Carne Senepol”, afirma Crosara.

O II Mega Encontro Internacional da Raça Senepol teve dois dias de debates sobre as inovações da pecuária. A segunda edição do Seminário Internacional da Raça Senepol aconteceu nos dias 3 e 4 de setembro, com a presença de cerca de 600 pessoas. As palestras abordaram o cenário econômico do setor e a contribuição do Senepol para a produção de carne de qualidade, as tecnologias de pastagem e de nutrição para encurtar o ciclo de produção, fatos históricos da raça, finalizando com o lançamento do Programa de Certificação da Carne Senepol e a assinatura do acordo de cooperação com o Instituto CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) para introduzir o Protocolo de Rastreabilidade da raça na Plataforma de Qualidade da CNA. De acordo com o secretário-executivo do Instituto CNA, André Sanches, o mercado de carne de qualidade vem crescendo significativamente no País e a raça Senepol tem muito a contribuir, já que produz carne macia e saborosa.

Quem esteve no II Mega Encontro pode comprovar o sabor e a maciez da carne Senepol durante as degustações realizadas nos vários dias do evento. A churrasqueira foi comandada por importantes nomes do segmento de carne Premium, como o especialista Roberto Barcellos. Com vasta experiência em projetos pecuários, ele ficou impressionado com a capacidade da raça em produzir um produto dentro das exigências do mercado. Barcellos foi um dos consultores do Programa de Certificação da Carne Senepol, desenvolvendo todos os protocolos exigidos aos criadores que irão aderir ao projeto.

Lançamentos e premiações – Com uma programação intensa, o evento teve diversos lançamentos, como do livro “Linhagens do Senepol – Genearcas da Raça”, escrito pelo jornalista Daniel de Paula e pelos criadores Maria Helena Corsi e Frederico Corsi. A publicação traz dados técnicos relacionados à genealogia dos animais e a fatos históricos, fazendo da obra uma fonte de consulta para os criadores e profissionais do setor.

Outro lançamento foi o do Núcleo Feminino do Senepol (NFS), formado por criadoras de várias regiões do Brasil, que promoverá palestras e cursos para capacitação técnica das mulheres e, também, participará de eventos pecuários para divulgar os projetos da ABCB Senepol. A coordenação será da pecuarista Rubia Pereira Barra. “As mulheres vêm ocupando posições transformadoras no cotidiano do País. E, na pecuária, isso não é diferente. O Núcleo tem como propósito levar informações técnicas sobre a raça e sobre a pecuária de corte em geral às mulheres que atuam no agronegócio”, diz Rubia.

Já a Ala Jovem Senepol, também lançada no evento, foi criada para integrar as futuras gerações aos projetos de promoção da raça desenvolvidos pela ABCB Senepol. A expectativa é atrair criadores com idades entre 18 e 30 anos. Segundo a coordenadora Maria Vitória Faé Proença, a proposta é contribuir para o crescimento da raça, fomentar o surgimento de mais estudos sobre o Senepol e levar informações para os jovens pecuaristas. O lançamento da Ala Jovem teve a presença do cantor Leo Chaves, que fez um show exclusivo para os participantes do evento e destacou a importância da nova geração para garantir o futuro da pecuária brasileira.

E para premiar as gerações que contribuíram para o avanço da raça no mundo, a ABCB Senepol entregou o Prêmio Honoris Causa aos criadores Jair dos Santos, de Mato Grosso (Senepol Água Limpa), e José Pereira, do Paraguai (Ganadera 63), e ao pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Luiz Otávio Campos da Silva.

Edição 2019 – A terceira edição do Mega Encontro Internacional da Raça Senepol já está confirmada para 2019, também em Uberlândia. Já a próxima edição do Seminário ocorrerá em 2020