Publique

Bovela® é a resposta segura da Boehringer Ingelheim contra a BVD

A Diarreia Viral Bovina (BVD) é uma das mais presentes e importantes doenças da pecuária mundial (corte e leite). De acordo com a Organização Internacional de Saúde Animal (OIE), está entre as enfermidades que causam maior impacto na produção. Presente em praticamente todo o planeta, é o agente de diversos problemas nas fazendas brasileiras, já tendo sido identificada em todos os estados.

“A BVD provoca problemas reprodutivos (abortos, dificuldade de retorno ao cio, mumificação de fetos); queda expressiva do ganho de peso dos animais; nascimento de bezerros fracos, que podem não sobreviver; queda da imunidade dos bovinos, abrindo a porta para o aparecimento de outras doenças; prejuízos à produção e à qualidade do leite, com aumento da contagem de células somáticas e bactérias totais; e pode ser responsável pela reinfestação do rebanho pelos animais PI, os persistentemente infectados. Não bastassem todos esses problemas e prejuízos, a BVD é uma doença silenciosa, pois não é visível, mas está sempre presente”, explica o médico veterinário Fernando Dambrós, gerente de produtos da Boehringer Ingelheim Saúde Animal.

BOVELA®, A SOLUÇÃO

A Boehringer Ingelheim Saúde Animal desenvolveu Bovela®, a primeira vacina viva duplamente deletada (L2D) contra a BVD, que proporciona:

. Ausência de virulência nos animais imunizados
. Ausência de passagem transplacentária, impedindo a ocorrência de animais persistentes
. Estado da arte em resposta imune, protegendo os animais contra a incidência de outras doenças oportunistas
Bovela® é utilizada com grande sucesso na Europa, inclusive na Itália – as propriedades de leite e corte visitadas na viagem são exemplos de sucesso na proteção dos seus animais contra a Diarreia Viral Bovina.
Bovela® pode ser administrada em animais a partir de 3 meses de idade. Uma dose garante imunidade contra a DVB por 1 ano.

Estudos em laboratório e em campo comprovam a excelência de Bovela® contra a BVD1 e BVD2.

Em laboratório, Bovela® preveniu o nascimento de animais persistentemente infectados (PI) provenientes de infecções transplacentárias.

Em campo, milhares animais de corte e de leite vacinados – inclusive fêmeas prenhes – não apresentaram diferença significativa em termos de manifestação clínicas em comparação com os bovinos controle.

“Bovela® é a resposta segura da Boehringer Ingelheim contra a BVD, doença silenciosa e multifatorial, que provoca grandes prejuízos aos pecuaristas de corte e de leite. Bovela® é mais um produto inovador que chegará no início de 2018 ao portfólio da empresa no Brasil, reforçando ainda mais nossa linha de soluções e contribuindo para o aumento da produtividade da pecuária nacional”, ressalta Pedro Bacco, diretor da área de Grandes Animais da Boehringer Ingelheim Saúde Animal.