Publique

Beef Week faz história em Campo Grande e Bonito – Mato Grosso do Sul

Quarenta restaurantes de Campo Grande e Bonito aderiram ao movimento que busca aproximar quem produz de quem consome carne; a Beef Week continua em Bonito até o dia 31 de julho

Mato Grosso do Sul protagonizou a maior edição da Beef Week, movimento de coordenação de cadeia produtiva da carne bovina que tem como objetivo aumentar a percepção dos centros urbanos e dos consumidores em relação à qualidade e origem da carne brasileira. De 18 a 24 de julho, 34 restaurantes de Campo Grande dos mais variados tipos ofereceram pratos à base de carne bovina, alguns assinados por chefs da ACPP – Associação dos Cozinheiros Profissionais do Pantanal, com valor até R$ 50,00. Além dos restaurantes, lojas de carne da capital comercializaram kits promocionais.

Em Bonito, a Beef Week ocorre junto com a 17ª edição Festival de Inverno até o dia 31 de julho, com a participação de seis restaurantes: Kiosque Tratoria, Restaurante da Vovó, Restaurante do Marco Velho, Aquário Restaurante, Marruá Hotel e Pantanal Grill. Confira os pratos no site www.beefweekbrasil.com.br

A Beef Week foi realizada paralelamente ao Circuito InterCorte, quando o setor produtivo se encontrou para discutir tecnologias e melhorias na produção de carne. Além de palestras e debates no Centro de Eventos Albano Franco, o público pôde conhecer em detalhes como funciona a cadeia produtiva da carne bovina no Caminho do Boi, espaço em que o visitante podia percorrer cada etapa do processo de produção, desde a genética, passando pelo uso de tecnologias, indústria e degustando o resultado com pratos dos restaurantes participantes da Beef Week. Ainda no Circuito InterCorte foi apresentada a Cozinha Show, promovida pelo Senac e pelo Sebrae, com oficinas gratuitas sobre o preparo de diversos cortes de carne e palestras sobre negócios.

Promovida pela Verum Eventos, empresa com grande expertise em eventos pecuários, que há cinco anos realiza o Circuito InterCorte em Campo Grande, a Beef Week MS tem como co-realizadores a Abrasel MS – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, o Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul, SEBRAE/MS, SENAI, SEST/SENAT, SENAC, Fecomércio MS, FIEMS – Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul, Instituto Paulo Machado, SEMADE – Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento e o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

“A carne de Mato Grosso do Sul já é vista no Brasil e no mundo como sendo de qualidade. Quando unem-se todos os elos da cadeia, como o produtor, a indústria e o consumidor final, unificamos os elos para discutir os avanços que a cadeia pode ter. Então, a InterCorte e a Beef Week, com a degustação dos pratos e a participação dos restaurantes, é fundamental para o fortalecimento da cadeia produtiva”, destaca o Governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja. “Ressalto a participação de 40 restaurantes na Beef Week, o que demonstra a preocupação em integrar os diversos elos da cadeia produtiva e discutir a sustentabilidade de toda essa cadeia, os avanços que tivemos para produzir uma carne de qualidade superior. O Mato Grosso do Sul tem em sua essência uma carne de qualidade, fruto do trabalho dos produtores, que investiram em uma genética superior, em uma melhoria de suas pastagens e de seus sistemas produtivos para dar precocidade e gerar uma carne de melhor qualidade para o Brasil e para o mundo”, afirma o Governador.

O secretário da ACPP – Associação dos Cozinheiros Profissionais do Pantanal, Daniel Barbosa, enaltece a integração entre as associações para a realização da Beef Week. “Foi uma oportunidade de nos integrarmos com a Abrasel em um momento em que a nossa associação está se consolidando. Foi um evento muito dinâmico, tanto por parte dos restaurantes que estavam abertos às propostas dos chefs como dos chefs que tinham o desafio de propor algo diferente respeitando a essência de cada estabelecimento. Foi uma grande jogada! Tudo fluiu muito organicamente também na InterCorte e no Caminho do Boi e gerou uma comoção na cidade. Vamos nos preparar para a próxima edição”, garante.

A iniciativa foi comemorada por André Nardo, proprietário do restaurante Divino Prato e chef que assinou alguns pratos Beef Week em outros estabelecimentos. “Acho extremamente importante um evento como esse para mostrar toda a cadeia produtiva desde o começo no pasto, passando pelo animal até chegar à mesa do cliente. É fundamental para conseguirmos alimentar nossas famílias, já que a carne é o principal alimento do brasileiro historicamente. Cabe a nós, cozinheiros e donos de restaurantes, trabalhar isso e tentar conhecer melhor cada um dos nossos fornecedores e desenvolver novas receitas para que essa cadeia produtiva seja mantida, que gera muitos empregos e renda”, afirma.

“Que prazer participar da Beef Week! O Vermelho Grill sempre foi envolvido com a cadeia produtiva da carne bovina e esse evento veio coroar o ótimo momento que vivemos da carne. Pessoas de várias partes do Brasil e até estrangeiros vieram provar nosso prato, o Steak Revolution, um bife de coxão mole acompanhado de poréu (creme de mandioca com leite de coco e sagu) e farofa com bacon, acompanhamentos assinados pelo chef Paulo Machado. Nosso movimento durante o evento aumentou em 15%, que consideramos um recorde em nossos registros. Fui entrevistado por diversos veículos de comunicação para falar da Beef Week, queriam saber do prato, do resultado e da repercussão do evento. Não posso deixar de falar da quantidade de restaurantes que aderiram à semana, mais de 35 em Campo Grande e sete em Bonito. Agora já estou em contagem regressiva para o ano que vem na Beef Week MS 2017”, comemora Eduardo Fornari, Diretor Executivo do Vermelho Grill Restaurante.

Para a diretora da Verum Eventos, Carla Tuccilio, o objetivo da Beef Week MS foi cumprido graças ao engajamento dos parceiros, que se empenharam em unir forças para aproximar o campo dos consumidores urbanos a fim de demonstrar a importância desse setor para a economia e a cultura gastronômica do Brasil. “Pudemos celebrar a carne bovina, com variedade, alegria e muita eficiência!!”, destaca Carla.

Sobre a Beef Week
A primeira edição da Beef Week foi realizada em Cuiabá (MT) no mês de março, paralela ao Circuito InterCorte, com a participação de sete restaurantes. Durante a ExpoZebu 2016, em maio, em Uberaba (MG), foi realizada uma “amostra” do conceito da Beef Week, com a realização de Beef Experience e ações na Vitrine da Carne. Em junho, a Beef Week foi promovida em São Paulo com a participação de 12 restaurantes vitrines, como Pobre Juan, Varanda Grill e Barbacoa, entre outros, além de seis lojas de carne.

A Beef Week marca também o lançamento do manifesto #SomosdaCarne, um convite para que as pessoas conheçam e reconheçam como a pecuária é estruturada, sustentável, investe em tecnologia e é responsável por fazer chegar à mesa um alimento de qualidade, seguro e saboroso.

A realização da Beef Week é da Verum Eventos, com o apoio do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável – GTPS e o canal Terraviva. Apoiam o movimento o Instituto Paulo Machado, Churrascoterapia e o Blog da Carne.

Mais informações:
www.beefweekbrasil.com.br