Os índices de satisfação com a qualidade dos serviços prestados pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), medidos no primeiro semestre de 2016, são os melhores já obtidos nos últimos dez anos, desde o início das pesquisas realizadas rotineiramente. A ABCZ atingiu 98,43% de satisfação com os atendimento de campo, realizados nas fazendas, 98,17% de satisfação com os serviços da sede e escritórios, ambos relativos aos Registro Genealógico; e 97% de satisfação com os serviços de Melhoramento Genético. Ao todo foram respondidos 5.041 questionários, no período de janeiro a junho. Participaram das pesquisas criadores de 24 estados e do Distrito Federal (quadros anexos, detalhados por órgão executor).
As pesquisas de satisfação dos associados fazem parte do processo de profissionalização e modernização da ABCZ, que inclui a adoção de indicadores de desempenho e práticas de gestão certificadas internacionalmente (ISO 9001 e ISO 14001). A entidade avalia permanentemente os seus serviços, com a participação direta dos associados. Em todos os atendimentos aos criadores a ABCZ oferece ao associado a oportunidade de avaliar a qualidade do serviço prestado. São cerca de 12 mil avaliações por ano.
“Os serviços da ABCZ estão cada vez mais rápidos, seguros e eficientes. Investimos em inovações, novas tecnologias e qualificamos constantemente os nossos técnicos e demais colaboradores. Com isto, conseguimos melhorar continuamente a qualidade dos serviços e também reduzir custos para os associados”, avalia o presidente Luiz Claudio Paranhos.
Ele cita como exemplos de redução de custos para os criadores a realização de cursos gratuitos, que atendem mais de 8 mil criadores por ano, além dos cursos gratuitos via TV (Agrocurso, realizado em parceria com a Fazu e o Canal Rural); a distribuição gratuita de doses de sêmen do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT) e a redução das multas por atrasos nas comunicações, que caíram praticamente à metade.
Além disso, Luiz Claudio Paranhos lembra os esforços para simplificação e redução da burocracia, com diversas medidas já implantadas e outras em fase final de aprovação junto ao Conselho Deliberativo Técnico e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, como as que visam simplificar e reduzir a quantidade de exames de DNA.
“Nosso foco é continuar a modernização da ABCZ, simplificando processos, reduzindo custos, inovando e melhorando continuamente os nossos serviços. É a contribuição da entidade para o aumento da produtividade e competitividade da pecuária brasileira”, resume o presidente da ABCZ.