Publique

ASBIA lança “Manual de Inseminação Artificial em Bovinos” 2016

A Associação Brasileira de Inseminação Artificial (ASBIA) lançou a edição 2016 do “Manual de Inseminação Artificial em Bovinos”. O guia traz informações sobre a técnica, que hoje é utilizada em 12% das fêmeas em idade reprodutiva no Brasil, mas tem grande potencial de crescimento nos próximos anos em decorrência do uso da IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) tanto na pecuária de corte quanto de leite. A meta da ASBIA é chegar nos próximos anos a 15% das fêmeas em idade reprodutiva inseminadas. Esse crescimento de três pontos percentuais significa agregar mais três milhões de doses de sêmen ao volume comercializado anualmente, que hoje é de mais de 12 milhões.
O Manual mostra que alguns fatores influenciam no sucesso de um programa de inseminação artificial, tais como manejo adequado, nível de fertilidade do rebanho, sêmen de qualidade e inseminador capacitado. Por isso, a publicação traz informações da parte operacional da técnica, como as instalações adequadas, o horário mais indicado, materiais necessários, cuidado no manuseio do botijão, e também da parte de manejo, de reprodução, perfil do inseminador e ganhos obtidos com o uso dessa tecnologia.
A inseminação artificial é considerada eficiente e fundamental para difundir o melhoramento genético do rebanho, mas é preciso que seja bem aplicado. Os resultados da inseminação dependem basicamente do manejo adotado na propriedade, do nível de fertilidade do rebanho, da qualidade do sêmen e da eficiência do inseminador. Para auxiliar os profissionais da área, o “Manual de Inseminação Artificial em Bovinos” traz um passo a passo do processo de IA, com fotos ilustrativas de cada etapa. Também há dicas de higiene essenciais para o sucesso da técnica, tanto com o animal, o material utilizado, instalações quanto do próprio inseminador.
O material está sendo comercializado em todo o país pela ASBIA e conta com o patrocínio das empresas ABS, AG Brasil, Alta, Casa Branca Agropastoril, CRI Genética, CRV Lagoa, DSM, Matsuda, MSD Saúde Animal, Novagen, Select Sires, Semex, Tairana e Volta.

Sobre a ASBIA
A ASBIA é uma entidade sem fins lucrativos, fundada, em novembro de 1974, para congregar as empresas que se dedicam ao fomento da pecuária no setor de produção e distribuição de sêmen, materiais e equipamentos de uso na Inseminação Artificial e de outros produtos ligados à reprodução animal. A ASBIA representa 95% do mercado brasileiro de inseminação artificial e conta atualmente com 32 associados, dentre empresas de inseminação artificial, de produção de embriões, de nutrição animal, associações de raça, além de laboratórios envolvidos na área de reprodução bovina. A entidade tem como objetivos principais difundir e fomentar o uso da IA, através da promoção e divulgação da técnica, e implementar campanhas promocionais para a melhoria da tecnologia da Inseminação Artificial.

Fonte: Grupo Publique