Publique

Artigo: Soluções práticas de melhoramento genético

Por Lucinir Rodrigues, da Distrital Semex Paraná

Uma das causas dos reduzidos índices de produtividade do gado de leite no Brasil muitas vezes é decorrente da baixa qualidade genética dos animais. Isso acontece, em grande parte, porque a maioria dos produtores desconhecem ou têm pouco conhecimento sobre os conceitos do melhoramento genético, ou, atém mesmo, ainda têm dificuldades de colocá-los em prática.

Evolução através do melhoramento genético

O planejamento genético nestes casos é indispensável. É ele que irá moldar o futuro das próximas gerações, trazendo resultados através dos programas e ferramentas. Podendo orientar no planejamento, estes meios são focados em alcançar os objetivos de seleção genética de cada sistema de produção, fornecendo índices personalizado que levam em conta a situação de cada propriedade, juntamente com as necessidades de cada rebanho.

A Semex, por exemplo, conta com o programa SemexWorks, um software que seleciona estrategicamente os parâmetros econômicos de cada rebanho e permitir que o produtor priorize as características de maior importância para o seu rebanho. Uma vez que as características são identificadas e enfatizadas, o próprio sistema apresenta os melhores touros que se encaixam dentre as características que o produtor priorizou. Isso nos fornece uma lista de touros que facilita a visualização dos valores genéticos que o produtor está adquirindo.

https://www.youtube.com/watch?v=Y2xoHi2iJEs

Outra solução Semex que também nos permite ter um planejamento de forma eficiente é o mais novo programa Optimate. O sistema fornece sugestões de acasalamento com previsão completa do progresso genético, permitindo selecionar as melhores vacas do rebanho para acasalar com os touros de qualidade genética superior. Durante toda a seleção, o programa leva em conta as características que o produtor pretende melhorar em seu sistema de seleção, como saúde, produção, fertilidade, consanguinidade entre outras fraquezas do rebanho.

Porém, para que consigamos atingir melhores índices nas gerações futuras, é de extrema importância que o produtor ao tomar decisões que irão determinar o progresso genético, invista em ferramentas aliadas a assistência técnica. Quanto mais soluções estiverem disponíveis, menor será a chance de tomar decisões erradas.

Os programas Optimate e SemexWorks são ferramentas importantes e exclusivas, que vem para ajudar o produtor na tomada de decisões, tendo assim maior assertividade e lucratividade no futuro do seu rebanho.

Mas é sempre importante lembrar, que para obter ganhos em produtividade e longevidade é sempre preciso que haja melhoramento genético associado as melhorias no manejo do rebanho. A permanência de um animal no rebanho é resultado da sua capacidade genética e das condições de ambiente que lhes são impostas.