Publique

ANCP prepara comemoração dos 30 anos do Nelore Brasil

Ao completar mais um ano de excelência no trabalho de melhoramento genético animal, a ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores), em conjunto com seus associados, comemora os resultados obtidos no Brasil e em outros países da América do Sul que utilizam as suas tecnologias.

“Neste ano, tivemos um aumento da procura de criadores pelo melhoramento genético e seleção do rebanho, visando o aumento da receita da propriedade. É um grande ganho para o melhoramento das raças bovinas de corte e para o mercado da carne brasileira”, explica o Prof. Raysildo Lôbo, presidente da ANCP.

Já no início de 2017, a Entidade realizou a tradicional reunião de consultores e pesquisadores, que contou com a presença de 40 pessoas. O objetivo do encontro foi atualizar conhecimentos técnicos, apresentar novas tecnologias, suas aplicações e embasamentos científicos.

Em abril, foi criado o setor de Transferência de Tecnologia. Sob o comando da médica veterinária Letícia Mendes de Castro, desenvolve projetos focados em ações de transferência de tecnologia e de comunicação em melhoramento genético, fundamentais para a disseminação do conhecimento frente às novas descobertas geradas pela pesquisa, prospecção de novas demandas e a inovação na produção de gado de corte.

Um dos eventos mais importantes da Entidade, o Seminário Nacional de Criadores e Pesquisadores chegou à sua 23º edição e foi realizado no dia 12 de maio, em Ribeirão Preto (SP). Cerca de 250 pessoas acompanharam várias palestras de grandes nomes da pecuária nacional e internacional, além de discussões sobre as inovações no melhoramento genético de bovinos de corte. No final do evento foi lançada a edição de maio do Sumário de Touros das raças Nelore, Guzerá, Brahman e Tabapuã.

A ExpoGenética 2017 atraiu milhares de pessoas a Uberaba (MG), entre os dias 19 e 27 de agosto. A ANCP participou do evento com estande próprio, onde lançou a edição de agosto do Sumário de Touros das raças Nelore, Guzerá, Brahman e Tabapuã e o 13º Catálogo de Touros da Reprodução Programada. Também foram lançadas no evento três DEPs genômicas: Maciez da Carne (DMAC), formulada a partir de pesquisa realizada em conjunto com a Embrapa Cerrados, Consumo Alimentar Residual (DCAR) e Ingestão de Matéria Seca (DIMS).

Na InterCorte São Paulo, último evento do ano relacionado à cadeia produtiva da carne, realizado entre os dias 15 e 17 de novembro, a ANCP teve participação especial. Além de um estande no local durante os três dias do evento, Prof. Raysildo e o vice-presidente Carlos Viacava participaram de um debate sobre temas relevantes da pecuária nacional.

Finalizando o ano em grande estilo, Viacava foi homenageado com o Prêmio ABC 2017, na categoria Pecuarista de Corte, outorgado pela ABC (Associação Brasileira de Criadores).

A expectativa agora se volta para 2018, quando o Programa Nelore Brasil (PMGRN) completará 30 anos. A ANCP prepara ações especiais para comemorar a data e continuará empenhada para disponibilizar ao criador modernas tecnologias, priorizando a qualidade da informação e a inovação.

“Queremos estar ainda mais próximos de nossos associados no próximo ano. Vamos promover mais palestras e workshops em várias cidades estratégicas em todo o Brasil. Além disso, acreditamos que o criador bem informado pode otimizar o uso das ferramentas de melhoramento, incrementando os ganhos genéticos de seu plantel. Por isso, uma de nossas missões é promover o conhecimento com informativos técnicos focados no correto uso das DEPs e na seleção”, conclui Prof. Raysildo.