Publique

AgroBrasília 2019: mostra e venda de touros Senepol

Outra feira que conta com a participação da raça é a Expoingá 2019, em Maringá.

A AgroBrasília 2019 (Feira Internacional dos Cerrados) será realizada de 14 a 18 de maio, na capital do País, e terá pelo segundo ano consecutivo a participação da raça Senepol. Com o apoio institucional da ABCB Senepol, haverá uma mostra de touros do criatório Espaço Senepol, com sede na região de Brasília/DF. Também serão realizadas ações para difundir informações sobre a raça. “Vamos receber no pavilhão grupos de universitários dos cursos de Ciências Agrárias para que eles possam conhecer de forma mais detalhada as características raciais do Senepol e sua contribuição para a pecuária de corte, que tem sido muito usado no cruzamento industrial com outras raças”, esclarece o pecuarista Luiz Perdigão.

Comitivas estrangeiras também são aguardadas no pavilhão do Senepol. Hoje o Brasil é o principal polo de genética da raça do mundo e tem registrado um aumento nas exportações de sêmen embriões nos últimos anos. Segundo Perdigão, o mercado para a raça está aquecido e a expectativa é de boas vendas na AgroBrasília. “Vamos comercializar durante o evento vários touros, e todos têm Registro Genealógico Definitivo e exame andrológico positivo. São animais puros selecionados para a pecuária a pasto, capazes de cobrir a vacada a campo, de alta fertilidade e precocidade. Na edição do ano passado da AgroBrasília, todos os animais foram comercializados e a expectativa é de repetir esse desempenho em 2019”, informa Luiz Perdigão.

Com quase 700 associados em todo o País, a ABCB Senepol vem apoiando a participação e seus associados em diversos eventos pecuários com o objetivo de promover o fomento da raça. É o caso da AgroBrasília, uma das maiores feiras do Cerrado. Devem passar pelo Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, durante os cinco dias de evento, cerca de 120 mil pessoas. A expectativa para esta edição é de uma movimentação de R$ 1,5 bilhão em negócios, superando o volume alcançado em 2018, que foi de R$ 1,1 bilhão.

Pavilhão informativo na Expoingá 2019 – No Paraná, a 47ª Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá – Expoingá 2019, que vai até dia 19 de maio, também conta com a presença da raça. Com o apoio institucional da ABCB Senepol, dois criatórios do Paraná estão expondo doadoras, novilhas, tourinhos e garrotes no pavilhão Raimundo Leite do Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro.

Os visitantes que passarem pelo local receberão informações técnicas da raça. Três painéis informativos estarão expostos no pavilhão, destacando a origem e as características produtivas do Senepol, selecionado no Brasil há 18 anos. “O Noroeste do Paraná é uma região focada na pecuária de corte e o Senepol tem sido muito usado no cruzamento industrial com outras raças. As vendas de touros no estado estão aquecidas e com alto índice de recompra, ou seja, o pecuarista volta a comprar depois que comprova o resultado do Senepol no campo”, destaca o expositor e proprietário do criatório Senepol São Geraldo, José Valdir Brescansin, que, pela primeira vez, terá animais expostos na Expoingá. Ele seleciona a raça há quatro anos em Marialva/PR.

Também estão expostos exemplares do Cescage Genética, centro de biotecnologia e reprodução animal que pertencente ao Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais. De acordo com o médico-veterinário e responsável técnico do Cescage Genética, Leonardo Lopes de Proença Queiroz, esta será a primeira participação do rebanho da empresa no evento. “Por ser um evento de grande público e muito tradicional, a Expoingá será uma vitrine importante para a raça, cuja genética vem sendo muito procurada, inclusive em outros países. As exportações de embriões para o Paraguai e para outros países da América do Sul estão crescendo”, assegura Queiroz.

A expectativa é que a Expoingá 2019 receba cerca de 500 mil visitantes interessados em conhecer o Senepol e outras raças bovinas, além das tecnologias do agronegócio brasileiro.