Publique

ABCZ/Embrapa lançam Sumário Integrado

A programação da ExpoGenética desta segunda-feira, dia 20, representará um grande marco na história da pecuária nacional, com a divulgação dos primeiros dados de avaliação genômica de animais Nelore. As informações estarão no Sumário unificado produzido pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), através do PMGZ, em parceria com a Embrapa, com o Geneplus.

“É um grande projeto ao qual temos dedicado desde o início de nossa gestão. Essa é a primeira etapa, já que o Projeto Genômica ainda está em curso. Atualmente, existem cerca de 13 mil animais genotipados e a meta é genotipar 100 mil animais até 2019, incluindo todas as raças zebuínas”, comemora o presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges.

Pesquisadores da ABCZ e da Embrapa trabalham em conjunto na condução das avaliações genéticas genômicas nacionais dos zebuínos desde o dia 24 de maio, quando as duas instituições assinaram um acordo de cooperação técnica. A cerimônia aconteceu na sede da Embrapa, em Brasília (DF).

“A genômica trás agilidade para o processo de seleção. A gente consegue identificar mais cedo quais são os reprodutores que devem ser utilizados para produzir as próximas gerações a fim de aumentar o progresso genético nas características de importância econômica”, afirma Henrique Ventura, Superintendente-Adjunto de Melhoramento Genético da ABCZ.

A inclusão dos dados genômicos acontece no momento em que a ABCZ comemora, na ExpoGenética, os 50 anos do PMGZ. Para quem acompanha a evolução do programa, como o Superintendente Técnico da ABCZ, Luiz Antônio Josahkian, a data é histórica. “É um momento único. O PMGZ e a ExpoGenética estão atingindo uma maturidade ainda maior. A seleção genômica representa um grande avanço em termos de velocidade e precisão de melhoramento genético”, destaca.

O Sumário PMGZ/Geneplus será lançado às 14h, no Tatersal Rubico de Carvalho, quando também serão apresentados ao mercado as publicações dos programas de melhoramento da PAINT, ANCP e Instituto de Zootecnia, parceiros da ExpoGenética.