Publique

ABCB Senepol firma parceria com a Central Uberaba

A Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol) acaba de firmar parceria com a Central Uberaba para oportunizar a produção de embriões e a coleta de sêmen de touros de propriedades associadas à entidade. O contrato de parceria foi assinado esta semana pelo presidente da ABCB Senepol, Pedro Crosara Gustin, e pelo gerente Comercial da Central Uberaba, Renato Gonçalves de Andrade, na sede da empresa, que fica localizada na cidade de Uberaba/MG.

A parceria terá duração de dois anos e começa a valer em fevereiro. Os associados terão direito a preços diferenciados na contratação dos serviços oferecidos pela Central Uberaba. Segundo o presidente da ABCB Senepol, o objetivo é democratizar o acesso a esse tipo de serviço, viabilizando seu uso tanto por pequenos, médios e grandes criatórios. Segundo dados da Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia), o Senepol está entre as dez raças de corte que mais produzem sêmen no país.

Segundo o gerente Comercial da Central Uberaba, a parceria transforma a empresa na “casa” do Senepol em um dos maiores e mais tradicionais polos mundiais de genética bovina de corte, que é a cidade de Uberaba. “Recebemos com frequência a visita de comitivas estrangeiras interessadas em adquirir a genética bovina brasileira e agora, com a vinda de touros Senepol, a central passa a ser uma vitrine importante para a raça.”, garante Andrade. A Central Uberaba tem capacidade para abrigar 69 touros, coleta cerca de 25 mil doses por mês, e em 2018 oferecerá também o serviço de produção de embriões.

O presidente da ABCB Senepol lembra que, com a parceria, as instalações da Central Uberaba também poderão ser utilizadas pelos associados e pela entidade para a realização de Dias de Campo e outros eventos técnicos da raça.

O Senepol chega em 2018 aos 100 anos de seleção no mundo e 18 anos no Brasil. A raça vem sendo muito utilizada em cruzamento industrial por ser precoce e de bom rendimento de carcaça. Os animais meio-sangue Senepol chegam a engordar quase uma arroba por mês durante a fase de cria e, na hora da venda, o produtor obtém uma diferença de peso de mais de uma arroba por animal em comparação a outras raças.

Sobre a ABCB Senepol

A ABCB Senepol é a entidade delegada do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) no Brasil para a execução do Serviço de Registro Genealógico da raça Senepol. A associação também conta com o Programa de Melhoramento Genético do Senepol (PMGS), composto por quatro pilares: Registro Genealógico, Provas Zootécnicas, Melhoramento Genético e Genômica. Referência mundial em seleção da raça, reúne cerca de 600 associados em todo o País. Informações: www.senepol.org.br