Publique

ABCB Senepol fecha o ano com crescimento

Prestes a iniciar as comemorações do centenário do Senepol no mundo e dos 18 anos no Brasil, a Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol) encerra 2017 com a raça em franco crescimento pelo País. Para chegar a esse bom desempenho, a entidade investiu em projetos nas áreas de melhoramento genético, pesquisas, promoção da raça, melhoria contínua dos serviços prestados aos associados e parceria com outras entidades do setor. “A raça vem se provando como uma excelente opção para elevar a produtividade por área e, consequentemente, garantir a rentabilidade do negócio, como mostram dados preliminares de um levantamento que está sendo conduzido pela Scot Consultoria sobre o uso do Senepol em rebanhos comerciais”, diz o presidente da ABCB Senepol, Pedro Crosara Gustin. Outra ação realizada em 2017 pela entidade foi uma parceria com o Cepea/ESALQ para o desenvolvimento de um estudo econômico sobre uso da raça nas propriedades que utilizam animais cruzados (meio-sangue) Senepol.

Segundo o presidente, houve aproximação com outras entidades do setor para garantir a expansão da raça no cenário nacional. “Ampliamos nossa participação ao longo da cadeia pecuária, passando a integrar entidades do setor como a Nova Assocon e a ASBIA (Associação Brasileira de Inseminação Artificial). Além disso, estreitamos relacionamento com entidades como a Sociedade Rural Brasileira e diversas associações de raças bovinas”, conta Gustin.

A ABCB Senepol investiu, ainda, na integração de ferramentas tradicionais de seleção com as mais modernas tecnologias para compor o Programa de Melhoramento Genético do Senepol (PMGS), lançado em 2017, e que é composto de quatro pilares: Registro Genealógico, Avaliações Genéticas, Provas Zootécnicas e Seleção Genômica. Apesar de recente, o PMGS já divulgou dados genômicos de quase 300 animais para características de grande peso econômico para a raça, que são SLICK (capacidade que um bovino possui de tolerar altas temperaturas do ambiente) e Dupla Musculatura. Para gerar, de forma mais rápida e segura, dados genômicos para o Arquivo Zootécnico Nacional da Raça Senepol, a entidade está subsidiando o exame de genotipagem dos animais dos associados. Outra medida adotada neste ano dentro do PMGS foi a inclusão, no Sumário de Touros Senepol, de três características de grande impacto econômico para a pecuária de corte, ligadas à qualidade de carcaça (Área de Olho de Lombo, Espessura de Gordura Subcutânea e Peso ao Nascer).

Como o número de rebanhos puros da raça Senepol tem aumentado no País, a ABCB Senepol lançou um novo portal para o Sistema de Registro Genealógico, cujo regulamento foi atualizado. De acordo com a ABCB Senepol, até novembro, o número de associados ativos teve 19% de aumento. A expectativa é de que a quantidade de animais registrados pela entidade em 2017 também cresça acima desse percentual. “Ao contrário de outros segmentos da pecuária de corte, estamos fechando o ano com uma elevação no número de associados, animais registrados e leilões com muita liquidez”, diz o presidente.

Para promover a raça e seus benefícios para o aumento da produtividade e rentabilidade da pecuária nacional, a ABCB Senepol esteve presente em 36 eventos, dentre eles exposições, dias de campo, simpósios e congressos em todas as regiões do Brasil. A qualidade da carne Senepol, que tem como diferenciais a maciez e o sabor, foi apresentada em degustações realizadas em grandes eventos do setor, dentre eles: Agrishow, InterCorte, Simpósio Asbram e Zootec. “A proposta foi levar aos consumidores/formadores de opinião o nosso lema de que o Senepol é bom do Pasto ao Prato”, afirma o diretor de Eventos da ABCB Senepol, Camillo Leal Gomes.

Expectativa para 2018

Sobre o cenário pecuário para 2018, o presidente da ABCB Senepol estima um ano mais favorável, tanto para a raça quanto para o setor em geral. “A pecuária de corte deve passar por um processo de recuperação em 2018, impulsionado pelo aumento da demanda por bezerros e pela retomada do consumo interno de carne. Em relação ao Senepol, estimamos atingir entre 20% e 30% de crescimento”, espera Gustin.

Informações para a Imprensa | Grupo Publique

(11) 9.9382.1999 – assessoria@publique.com – com Priscila Pontes

(11) 9.8839.1991 – renato@publique.com – com Renato Ponzio

(11) 9.9105.2030 – carlos@publique.com – com Carlão da Publique