Publique

ABCB SENEPOL e a campanha do PMGS

A ABCB Senepol desenvolveu uma ação para promoção e valorização dos criatórios que participam do Programa de Melhoramento Genético da Raça Senepol (PMGS). A campanha teve início neste mês de novembro e tem como foco as redes sociais e outras mídias digitais e já está.

Com o slogan “Contribuindo para o desenvolvimento e crescimento da raça Senepol”, a publicação será enviada a todos os criadores que aderirem ao PMGS. Já são 108 criatórios participantes. Esse aumento no número de membros do programa está contribuindo para ampliar a base de dados zootécnicos da raça.

“Quanto mais concentrarmos as informações em um único programa, o PMGS, mais relevante este benefício se tornará, elevando a acurácia das avaliações genéticas, o que resultará em acasalamentos futuros mais assertivos. O PMGS é o único programa oficial do Senepol e são inúmeros os benefícios que proporciona aos criatórios participantes e também a raça como um todo”, explica o presidente da ABCB Senepol Pedro Crosara.

A adesão ao PMGS é gratuita. O programa foi desenvolvido com base em quatro pilares (Registro Genealógico, Provas de Desempenho, Avaliação Genética, Genômica) com o propósito de tornar o trabalho de melhoramento animal realizado pelos criatórios brasileiros cada vez mais assertivo, dinâmico e inovador.

Entre as vantagens do PMGS estão: Formação de um rebanho puro com certificação de origem oficial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Registro Genealógico, que agrega valor comercial aos animais; Ter uma avaliação genética confiável e precisa de seu rebanho realizada pela Embrapa/Geneplus com base no maior banco de dados da raça;

Participação em Provas de Avaliação de Desempenho, ferramentas importantes para auxiliar a identificação dos animais geneticamente superiores, uma vez que os animais participantes possuem idades semelhantes e são submetidos aos mesmos fatores ambientais e manejo; Avaliação genômica do rebanho, único programa de melhoramento do Senepol que conta com essa ferramenta.

Placas do PMGS- Outra ação promocional desenvolvida pela ABCB Senepol para valorizar os integrantes do programa é a placa de identificação do PMGS, que será enviada aos associados gratuitamente para ser fixada na entrada das fazendas. As fotos dos criatórios identificados serão publicadas nas redes sociais da associação. O criador deve enviar para marketing@senepol.org.br.