Publique

Campinas sedia Workshop de Pecuária de Baixo Carbono

O Agropolo Campinas-Brasil, em parceria com Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), Instituto Biológico (IB-APTA) e Instituto Agronômico (IAC-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Unicamp e Fapesp, realizará o 9º Workshop em Bioeconomia “Sistemas de Produção Animal: Pecuária de Baixo Carbono”, nos dias 8 e 9 de novembro de 2017, em Campinas, no anfiteatro “Otávio Tisseli Filho” do IAC.

O workshop tem o objetivo de promover o debate e a discussão entre especialistas da iniciativa privada, de instituições de pesquisa e ensino, do governo e da sociedade civil para identificar as oportunidades e os desafios no desenvolvimento da Pecuária de Baixo Carbono no Brasil, sustentável e eficiente, no âmbito das áreas de Sistemas Integrados de Produção Animal, Nutrição e Alimentação Animal, Genética, Sanidade Animal e Transferência de Tecnologia.

Segundo a pesquisadora do IZ, Flávia Maria A. Gimenes, uma das coordenadoras do evento, a pecuária de corte no Brasil encontra-se em processo de intensificação, caracterizando-se como uma das cadeias produtivas de grande importância no setor animal. “Contudo, há oportunidade para melhoria da eficiência da produção pecuária aliada à sustentabilidade, resultando em maiores sequestros de carbono, conferindo ao Brasil a produção de animais eficientes e sustentáveis, caracterizando uma pecuária de baixo carbono”, enfatiza.

Para isso, há necessidade de se estabelecer estratégias para redução da emissão de gases de efeito estufa nos sistemas de produção. “Por isso, a proposta do tema para o 9º workshop, que irá colaborar para novas metas e diretrizes”, ressaltou.

O Workshop é parte do Projeto de Políticas Públicas Agropolo em Bioeconomia (PPPBio), financiado pela Fapesp – “AgropoloCampinas-Brasil: “roadmap” tecnológico das áreas estratégicas de pesquisa, visando a criação de um ecossistema de classe mundial em bioeconomia”.

Por meio de uma série de workshops, o “roadmap” contará com as principais diretrizes para políticas públicas, pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação das pesquisas a serem realizadas, visando desenvolver diferentes setores da bioeconomia, produzindo riqueza para a região e para o País.

O evento está sob a coordenação dos pesquisadores e diretores Renata Branco Arnandes (IZ-APTA), Antônio Batista (IB-APTA), Ana Eugênia de C. Campos (IB-APTA), Linda Monica Premazzi (IZ-APTA) e Flávia Maria A. Gimenes (IZ-APTA) e da coordenadora associada Beatriz Fonseca Domeniconi do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS).

O workshop ainda recebe o apoio da Sociedade Rural Brasileira (SRB), Prefeitura Municipal de Campinas, Câmara do Comércio Exterior de Campinas & Região (CCC&R), além do patrocínio da BE-Basic Foundation, Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (Fundag), Premix e Toledo do Brasil.

Agropolo Campinas-Brasil

O Agropolo tem por objetivo desenvolver projetos de cooperação técnica nas áreas de agricultura, alimentação, biodiversidade, bioenergia, química verde e desenvolvimento sustentável.

Participam do Agropolo Campinas-Brasil a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do IAC, IB, IZ e Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Prefeitura de Campinas, Unicamp, Techno Park Campinas – Associtech e Associação Agropolis International.

Informações e inscrições acesse www.agropolocampinasbrasil.org/9wspppbio ou pelo 19 2137-0615.