Publique

2º Dia Senepol agita Expoagro

A Revista Senepol e o programa Fala Carlão prestigiram o 2º Dia Senepol, uma das maiores atrações da Exposição Agropecuária de Franca, a Expoagro 2018, realizada em Franca (SP), no Parque de Exposições Fernando Costa, entre 21 e 27 de maio. Foram realizadas diversas palestras técnicas sobre práticas pecuárias, tudo com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol) e presença de touros e doadoras da raça pertencentes aos criatórios Arroba Senepol, Ipê Senepol e RF Senepol.

O ciclo de palestras contou com o presidente do Sicoob Nacional, Henrique Castilhano Vilares, que falou sobre “Cooperativismo de Crédito”. Na sequência, o técnico da ABCB Senepol, Ricardo Andrade Oliveira Júnior, tratou da “Raça Senepol – Presente e Futuro”. O Brasil é considerado o maior polo de genética Senepol do mundo, apesar de só selecionar a raça há 18 anos. Por serem muito precoces e rústicos, os animais são usados na pecuária de corte, principalmente em cruzamento industrial, alcançando peso para abate mais rapidamente que outras raças. Outras palestras do 2º Dia Senepol foram “Avaliando para ser mais eficiente”, ministrada pelo zootecnista Cassiano Pelle; “Suplementação de bezerros (creep feeding) para desmama pesada”, ministrada pelo médico-veterinário Rodrigo Prado; e “Cruzamento industrial – ciclo rápido e rentável”, ministrada pelo engenheiro-agrônomo Estevão Barra Bernardes.

Além do Dia Senepol, a Expoagro mostrou uma área exclusiva para apresentar as qualidades da raça aos visitantes que passaram pelo parque. Localizado ao lado do pavilhão onde estavam expostos os animais da raça, o Espaço Senepol ficou aberto durante os seis dias da feira.  “A Expoagro é uma grande vitrine para o Senepol. O interesse pela raça vem crescendo na região de Franca devido aos resultados que ela imprime ao cruzamento industrial, com grande velocidade de ganho de peso e precocidade, características que aumentam a rentabilidade do negócio. É um sonho estar aqui. Temos que melhorar a pecuária brasileira, incentivando o uso de touros provados e registrados. Acreditamos na raça”, comemorou o pecuarista José Ramon Ribeiro Filho, titular do criatório Arroba Senepol, que participou pelo terceiro ano da Expoagro.