Publique

23 de Setembro – 31 anos de Grupo Publique!

‘Valores que marcam época – Documentário 30 anos do Grupo Publique’. É o nome da obra audiovisual lançada nesta segunda-feira, dia 23 de setembro, para marcar os 31 anos de atuação na Comunicação do Agronegócio do Brasil, a terceira potência mundial do segmento.

O Grupo Publique inicia hoje sua quarta década de atuação como uma das agências mais tradicionais do segmento e fazendo uma modernização das suas atividades, agora estruturadas com os negócios Agência de Propaganda e Marketing, Plataformas AgroRevenda e Programa Fala Carlão.

A Publique é a marca destes anos que mudaram o Brasil, acompanhando a revolução tecnológica do Agronegócio nacional. O início foi em 1988, ano que marcou época no Brasil. Um país de 140 milhões de habitantes que voltava a conviver com a Democracia, ganhava uma nova Constituição e se preparava para eleger o Presidente da República depois de 25 anos de ditadura militar. Nas pistas, Airton Senna ganhava o primeiro título mundial da carreira e no campo germinava uma revolução. Em 1988, o Agronegócio produzia menos de 60 milhões de toneladas de grãos no ano e a balança comercial do segmento não passava de US$ 1,6 bilhão.

Foi em meio a este cenário que Carlos Alberto Silva, o ‘Carlão’, atuava como contato comercial da Revista dos Criadores, prestando serviços de comunicação no agronegócio em leilões de gado de raça, junto às associações de criadores e fazendas em geral. De olho no salto que estava para ocorrer, juntou-se ao colega Nilton Cândido Silva para criar a própria empresa, uma agência de Conteúdo e Publicidade, para atender indústrias, produtores e fornecedores ligados ao setor agropecuário. Nascia o Grupo Publique, tendo Carlos Alberto como presidente e Nilton Cândido Silva como V.P. Comercial e Marketing.  Pouco tempo depois, Marco Fabio Graça Fatori integrou-se a dupla como V.P. de Criação e Imagem.

Em apenas uma década, a aposta mostrou sua força. A cada ano, parceria com mais de cinquenta leilões, eventos chancelados com patrocínio e merchandising, centenas de anúncios de página inteira nas principais revistas segmentadas do Brasil, mais de trinta filmes comerciais, livros, campanhas, lançamentos, encontros, catálogo de leilões de bovinos e equinos, assessoria de Imprensa. Uma carteira que alcançou quatrocentos clientes. E inúmeros cases consagrados pelo mercado.

Série de Encontros DuPont Pastagem, Revista Noticiário DSM, lançamento do aplicativo WebGados, Fazenda Sant´anna – A Genética da Carne, lançamento do Clarifide (Pfizer), Serrana Nutrição Animal, Seleon Biotecnologia, Bellman Nutrição Animal, Valley, Nelore Grendene, FAZU, Agrishow 2012, ConCana, entre outros. A festa de dez anos de atividades comprovou o sucesso do trabalho. Com o nome “Primeiro Encontro Publique 10 anos de Agronegócios – Os caminhos da Segunda Década”, a comemoração de gala foi realizada em março de 1999, ao lado do Grupo musical paraguaio Las Talas / Horácio Lloret.

Com realização da ‘Comunicação Total em Agronegócios’, a Publique levou a um hotel cinco estrelas perto da Avenida Paulista um touro Limousin (o importado ECCU, da França, da Agropecuária Corona) e uma novilha Nelore da Agropecuária JS da BOM Jesus, do criador Joca Simonsen ( Banco Noroeste). Além de consagrar a representatividade da empresa, que trazia em seu time de conselheiros pecuaristas tradicionais como Adir do Carmo Leonel, Alberto Laborne Valle Mendes, Alice Ferreira, Amilcar F. Yamin, Carlos Novaes Guimarães, Carlos Viacava, Dario Ferreira Guarita, Eduardo Biaggi, Evaldo Rino Ribeiro, Evandro Mutran, Fidélis Barreto, Jayme Santos Miranda, Jonas Barcellos Correa Filho, Jorge Wallace Simonsen Júnior, José Augusto Vaz de Arruda, José Luiz Niemeyer dos Santos, Luiz Eduardo Batalha, Nelson José Nagem Frota, Nelson Pineda Rodrigues,  Orestes Prata Tibery Junior, Osvaldo Possari, Paulo Roberto de Andrade, Raphael Cortes de Freitas Coutinho, Roberto I. Neszlinger e Ronan Eustáquio da Silva.

Um reconhecimento à única agência 100% focada em agronegócios, desde o primeiro instante, filiada à Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócios (ABMR&A) e ao Conselho Executivo das Normas – Padrão (CENP). “Tive o prazer de trabalhar com o Carlão. Foi a primeira agência que usamos na vida. E eles sempre fizeram um trabalho muito importante. Você precisa vender um boi amanhã e ele está ali, ao seu lado, para correr e fazer a propaganda de que você precisa”, recorda Carlos Viacava , pecuarista, dono do criatório CV Nelore Mocho e ex-presidente da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e Associação dos Criadores de Nelore Mocho do Brasil.

O tempo passou, o novo século chegou, as commodities agrícolas tornaram-se objeto de desejo no planeta inteiro e o Brasil transformou-se num campeão de produtividade e exportações. Safra de 220 milhões de toneladas de grãos.  Maior exportador mundial de carne de frango, carne bovina, café, soja e milho. Balança comercial de quase US$ 100 bilhões. E um mercado interno com mais de duzentos milhões de consumidores. E o Grupo Publique seguiu esta corrente, angariando clientes e parceiros que compunham o grupo de investidores de sucesso do segmento.

TV Globo, Fazenda Santanna, Bayer, Bradesco, Merial, Phibro, Vale, Valeé, AgroGuia, Verdana Agropecuária, Syngenta, Casa Branca Agropastoril, Carlos Viacava, Nelore Lemgruber, SBA/Canal do Boi, Fazenda do Sabiá. Os melhores anúncios, campanhas institucionais e de eventos, com produção de folders, out-doors, malas-diretas, catálogos, vídeos institucionais, comerciais de TV e anúncios, além de veiculação em mídias especializadas, publicidade on-line e apoio de marketing integrado no mundo da internet, desenvolvimento e administração de portais, sites e hotsites, criação de banners, pop-ups, e-mail marketing, além de ações interativas de marketing na internet. “A Publique é uma agência inovadora, companheira, que se preocupa com os homens do campo e quem procura por ela”, conta Nilton de Paula – Estância Bahia Leilões.

Na terceira década, ainda mais negócios, parcerias e criações. Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia), Associação Brasileira dos Criadores de Gado Senepol (ABCB – Senepol), DSM – Tortuga, Genética Aditiva, Nelore CEN, Nelore Di Genio, Asbram, Carpa Serrana, Neogen, Prata Agropecuária, Brangus HP, Semex Brasil, Serviço Brasileiro de Certificações (SBR Certificadora). Para acompanhar tamanha velocidade, o grupo também investiu bastante. Ampliou a equipe, adquiriu a Revista AgroRevenda, assumiu a produção da Revista Gir Leiteiro, lançou a Revista do Senepol e pôs no ar o programa Fala Carlão, um programa on line apresentado pelo Carlão da Publique e distribuído para as FanPages do Fala Carlão, Grupo Publique, Revista AgroRevenda e Revista Senepol, na página pessoal do Carlão da Publique no Facebook, no Canal YouTube do programa e no Publique News, newsletter on line semanal do Grupo Publique.

A resposta do mercado diante de tamanha ação não podia ser melhor.  Edições com até 92 anunciantes na Revista AgroRevenda, 48 parceiros diferentes na Revista Senepol, além de outros 53 no AgroGuia. E vários prêmios recebidos, como a Mostra ABMR&A de Comunicação em Marketing Rural & Agronegócios, cinco Diplomas de Ouro da ABMR&A (em 2000, 2001 e 2005), Prêmio Destaque Gráfico (ABMR&A 2005), Diploma de Bronze (ABMR&A 2000 e 2010), Troféu Prêmio Especial (Nelore Fest 2001), Homem da Mídia (ABC 2012) e Prêmio Especial Beff Expo 2015.

“O Grupo Publique é um importante parceiro da Ourofino e um ótimo canal com os pecuaristas pela credibilidade e variedade das informações. O contato próximo do Carlão com o setor influencia tamanha aceitação do veículo, que fez, e continua fazendo, uma excelente trajetória, com muito sucesso e respeito aos profissionais. Só temos a agradecer a contribuição do Grupo Publique, que leva conhecimento a todos os lugares deste país e também mundo afora”, aponta Jardel Massari, Presidente da Ourofino Saúde Animal.

Em 2018, a grande novidade apresentada pela Publique foi a estreia do “Fala Carlão” no Canal Rural, o endereço mais tradicional do segmento quando o assunto é canal por assinatura, depois de mais de 1.500 edições no ar. O programa leva informação relevante sobre produtos e empresas do agronegócio, conversa com os grandes nomes do setor, personagens e figuras que marcam os contrastes e a riqueza do povo brasileiro. Sem falar na presença nos eventos mais importantes do Agro Brasil.

O Grupo Publique comemora 31 anos e inicia um novo ciclo, reinventando a aplicação das ferramentas de comunicação para oferecer soluções ainda mais criativas em marketing para o Agronegócio, contribuindo para o desenvolvimento do setor. Justamente quando o Brasil recebe a Certificação de País Livre da Febre Aftosa com Vacinação da Organização Mundial para a Saúde Animal (OIE na sigla em inglês). A empresa mantém quinze profissionais espalhados por oito cidades brasileiras, produzindo nos setores de Criação, Comercial, Conteúdo e Administrativos, sob comando do Agro Presidente Brasil Carlos Alberto da Silva, o Carlão.  A sede do Grupo Publique fica na Estrada municipal do Bairro dos Mirandas, em Porangaba, a 160 quilômetros da capital paulista, sendo a única agência brasileira efetivamente com os pés fincados na zona rural.

“Nesta caminhada toda, a principal lição que aprendemos foi a importância da satisfação, do retorno financeiro e de imagem. O trabalho é fruto do planejamento, da criação e do atendimento. Chegar a mais um aniversário com todo o respeito do mercado é um sinal inequívoco de que o caminho trilhado sempre foi o da inovação, criatividade e eficiência na gestão da verba de nossos clientes”, afirma Carlos Alberto da Silva, o Carlão da Publique. O mesmo sentimento compartilhado por vários profissionais que atuam no Agro com eficiência. “O Grupo Publique prima pela divulgação, quer seja através de coberturas jornalísticas, do Fala Carlão e dos trabalhos feitos para a ASBRAM, como sempre promovendo o uso correto do suplemento na pecuária de corte e de leite. E o Carlão tornou-se um ícone quando o assunto é pecuária, isso não se discute. Estamos felizes em tê-los como nossos parceiros”, cumprimenta Ademar Leal, Presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Suplementos Minerais (ASBRAM).