Os touros do 22º Leilão Fazenda Dois Irmãos

Um dos mais tradicionais selecionadores das raças Nelore Mocho e Brahman do País, o pecuarista Antônio Renato Prata comanda mais uma edição do Leilão Fazenda Dois Irmãos que, em 2019, chega à sua 22ª edição. O criador já iniciou a seleção dos 150 touros, com avaliação genética pelo Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ), que serão ofertados no pregão. Outra ferramenta utilizada para a seleção dos animais é a ultrassonografia de carcaça, para identificar medidas ligadas à produção de carne de qualidade, tais como Área de Olho de Lombo, Marmoreio e Espessura de Gordura. “Estamos selecionando animais precoces, férteis, de bom ganho de peso, boa conformação frigorífica e rústicos, ideais para a produção de bezerros de qualidade, pois, na pecuária de corte comercial, a padronização dos bezerros e o bom peso à desmama são importantes para garantir a rentabilidade do negócio”, explica Antônio Renato Prata.

Outro cuidado que está sendo adotado na escolha dos animais é a realização do exame andrológico para avaliar a capacidade reprodutiva dos exemplares. “Avaliamos cascos, pernas e aprumos, teste de libido e, em seguida, a qualidade do sêmen. Os touros são minuciosamente examinados para terem excelente desempenho em qualquer região do País”, destaca Marco Esteves, médico-veterinário responsável pela parte sanitária do rebanho da Prata Agropecuária. Em sistemas de monta natural, o touro pode chegar a gerar mais de 50 descendentes ao ano. Mas, caso tenha uma subfertilidade ou infertilidade, deixa de produzir, causando grandes prejuízos para a propriedade ao longo do tempo.

Durante o Leilão Fazenda Dois Irmãos, a maior oferta será de animais Nelore Mocho, raça selecionada desde 1962 pela Prata Agropecuária, sendo um dos primeiros rebanhos a ter animais inscritos no Registro Genealógico de Nelore Mocho da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). Também haverá a oferta de touros Brahman, tanto da pelagem vermelha quanto da branca. “No Brahman, temos como foco a produção de reprodutores rústicos, de boa carcaça, com maior ganho de peso e que possam ser utilizados para cobrir a vacada a campo”, diz. O rebanho da Prata Agropecuária é avaliado pelo PMGZ desde 1982.

O Leilão Fazenda Dois Irmãos está agendado para o dia 31 de agosto, na fazenda da Prata Agropecuária, em Tarabai/SP. A expectativa é que participem produtores rurais de vários estados. Haverá transmissão ao vivo pelo site do criatório (www.prataagropecuaria.com.br). A leiloeira responsável é a Leilopec.

Sobre a Prata Agropecuária – A Prata Agropecuária mantém propriedades em São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, seleciona as raças bovinas de corte Brahman, Braford, Brangus e Nelore Mocho, além de atuar na pecuária comercial (cria, recria e engorda). Conta, também, com cavalos Quarto de Milha, tendo conquistado quatro vezes o troféu Potro Futuro. A empresa é conduzida pelo pecuarista Antônio Renato Prata, pela filha Renata Prata e a nora Adrianny Prata.