Durante a 2ª edição do Tributo ASBIA, associação anuncia investimentos de meio milhão de reais
Evento teve homenagem ao Andrologista do Ano e a inauguração do Laboratório de Análise Sêmen ASBIA
A Associação Brasileira de Inseminação Artificial (ASBIA) promoveu, no dia 5 de maio, em sua sede, localizada no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), a 2ª edição do Tributo ASBIA. Neste ano, a diretoria homenageou o Andrologista do Ano e inaugurou o Laboratório de Análise Sêmen ASBIA – IVP TEC, dedicado ao Dr. João Floriano Casagrande. O evento, criado no ano passado para comemorar os 40 anos da entidade, é um prêmio de reconhecimento para destacar aqueles que trabalham pelo desenvolvimento da Inseminação Artificial (IA) no Brasil, desde a década de 70. Em 2015, Luis Carlos da Veiga Soares recebeu o Prêmio ASBIA de Patrono da IA no Brasil.
Durante o discurso, o presidente da entidade, Carlos Vivacqua, explicou que, em 2016, o Tributo ASBIA se destina aos profissionais de enorme importância para a viabilidade do setor de IA e que, muitas vezes, em razão das regras de Biossegurança e trabalhos laboratoriais, ficam com menor exposição pública.“Entretanto, isto não limitou nossos olhares à relevância deste trabalho”,destacou.
Levando em consideração os valores de tradição, o histórico profissional e a competência, concorreram ao prêmio de Andrologista do Ano o gerente de produção da ABS Pecplan, Dr. Fernando Vilela Vieira, a médica veterinária e consultora técnica, Dra. Lúcia Helena Rodrigues, e o Dr. Luis Alfredo Garcia Deragon, da Central Alta Genetics do Brasil. O Dr. Fernando Vilela Vieira tem graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Uberlândia e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. A Dra. Lúcia Helena Rodrigues é graduada, Mestre e Doutora em Medicina Veterinária, com ênfase em Reprodução Animal, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Já o Dr. Luis Alfredo Garcia Deragon possui graduação em Medicina Veterinária e especialização em Clínica Médica Veterinária pela Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária das Faculdades Unidas de Bagé e mestrado em Sanidade Animal pela Universidade Federal de Pelotas.
Vivacqua anunciou a Dra. Lúcia Helena Rodrigues como a vencedora do Tributo ASBIA “Profissional de Produção e Tecnologia de Sêmen”. Dando sequência à cerimônia, foi inaugurado o Laboratório de Análise Sêmen ASBIA – IVP TEC, com homenagem ao Dr. João Floriano Casagrande. Segundo o presidente da ASBIA, o fato de existirem inúmeros laboratórios espalhados pelo Brasil, utilizando diferentes equipamentos e critérios de análise, dificulta uma avaliação mais precisa sobre a qualidade do sêmen para ser utilizado nos programas de Inseminação Artificial (IA). “Decidimos realizar investimentos da ordem de R$500.000,00 para disponibilizar aos produtores que desejam fazer uma segunda avaliação, muitas vezes realizadas em seus programas de Inseminação Artificial em Tempo Fixo – IATF. Uma padronização neste laudo, tendo sempre o mesmo técnico, com os mais modernos equipamentos e a responsabilidade da ASBIA – IVP TEC, realizando este trabalho de apoio, de suporte nas decisões de utilização da IA é de vital importância para o setor. Assim, firmamos uma sociedade com a IVP TEC para os investimentos e o desenvolvimento deste projeto”, avaliou Vivacqua.
Para o presidente da entidade, a aferição padronizada da qualidade do sêmen a ser empregado na IA pode ajudar a desfazer uma distorção no mercado, que criou um “hábito indevido” de realizar análises de sêmen antes de seu uso na IATF. “Ainda não existe tecnologia no mundo capaz de identificar bons reprodutores para a IATF, através de análises laboratoriais prévias”, observa Vivacqua, acrescentando que, mesmo que as análises feitas pelo novo laboratório não forneçam essa informação, o criador terá uma garantia de qualidade na análise da fertilidade do sêmen, o que lhe permitirá fazer uma “projeção” mais segura para o uso do sêmen na IATF.
“Trabalharemos intensamente na espécie bovina, mas nossos objetivos e equipamentos nos permitem dar apoio a outras espécies que também trabalham com IA, como, por exemplo, a suína e as aves”, acrescentou. Além da prestação de serviços já citados, o novo Laboratório irá manter o Banco Genético das raças Zebuínas. “Isto muito nos orgulha, pois sabemos da importância da manutenção deste material genético, em futuros programas de pesquisa”.
A realização do projeto contou com o apoio da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) e está aberto a convênios com a FAZU, no apoio à formação de profissionais do agronegócio, com suporte técnico e profissional da ASBIA, bem como pesquisas na área de IA e Andrologia.
A cerimônia teve o comando do presidente da ASBIA, Carlos Vivacqua Carneiro da Luz, e de toda a sua diretoria. Além de familiares e amigos dos homenageados, o evento contou com a presença de cerca de 100 pessoas, entre pecuaristas de renome e profissionais dos mais diversos segmentos com ênfase no setor de inseminação. Destaque para a presença do presidente da ABCZ, Luiz Cláudio Paranhos, do ex-presidente José Olavo Borges Mendes, do vice-presidente Gabriel Prata Rezende e dos diretores Fred Mendes e José de Castro Rodrigues Neto.
Participaram, ainda, da solenidade o presidente eleito da ABCGIL, Joaquim José da Costa Noronha, o famoso Kinkão, da Fazenda Terra Vermelha e o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Jônadan Hsuan Min Ma.
Uma grande festa, cujo mestre de cerimônia foi o Carlão da Publique, fundador do Grupo Publique, empresa que responde pela comunicação da ASBIA.
Dra. Lúcia Helena Rodrigues
Carlos Vivacqua, Luiz Carlos Veiga Soares e Dr. João Floriano Casagrande
Confira a cobertura fotográfica desse evento.
Sobre a ASBIA
A ASBIA é uma entidade sem fins lucrativos, fundada, em novembro de 1974, para congregar as empresas que se dedicam ao fomento da pecuária no setor de produção e distribuição de sêmen, materiais e equipamentos de uso na Inseminação Artificial e de outros produtos ligados à reprodução animal.
A entidade tem como objetivos principais difundir e fomentar o uso da IA, através da promoção e divulgação da técnica, e implementar campanhas promocionais para a melhoria da tecnologia da Inseminação Artificial.
Assessoria de Imprensa Grupo publique
Eloiza Fontes – eloiza@publique.com