Jovens touros PAINT, PGP, PASSAPORTE, PORTENHO e PERKINS da safra 2017, avaliados e com CEIP, são os novos talentos do criatório.
O ano mal começou e os trabalhos no Nelore DI GENIO, referência em melhoramento e seleção da raça, já estão a todo vapor. Após revelar importantes reprodutores da pecuária nacional, como LANDAU E LOGAN, a equipe do criatório aposta em cinco jovens touros como destaques para 2020: PAINT, PGP, PASSAPORTE, PORTENHO e PERKINS. Nascidos em 2017, os animais são avaliados pelo PMGZ – Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos da ABCZ – Associação Brasileira dos Criadores de Zebu e Ceipados. Com pouco mais de dois anos de idade, prometem ser a sensação do novo ano.
“Depois das ótimas safras de 2015 e 2016, a de 2017 já está pronta e promete muitos lucros aos pecuaristas. Fazemos todo esse trabalho para identificar os indivíduos com potencial para serem reprodutores, assim como as fêmeas, ano a ano, ciclo a ciclo. E cada idade representa uma etapa de trabalho dentro do ciclo completo”, salienta Antonio Aurico, gerente do Nelore DI GENIO. Ele cita a precocidade, a profundidade e a docilidade dos animais, que aliam a genética funcional e consistente à carcaça que o mercado de pecuária de corte busca.
Como o próprio nome diz, o jovem touro PAINT DA DI GENIO está participando do Teste de Progênie do programa de melhoramento genético da CRV Lagoa. Filho do LANCHUDO DA DI GENIO, é Deca 1 para nove características (peso à desmama, ao ano e ao sobreano, total materno, perímetro escrotal aos 365 e 450 dias, estrutura corporal, musculosidade e precocidade).
Selecionado para o Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens – PNAT 2019, PGP DA DI GENIO é filho do JOVEM DA DI GENIO e é Deca 1 para cinco características: peso à desmama, ao ano e ao sobreano, idade ao primeiro parto e estrutura corporal.
Filho do TRUCK da Alô Brasil em vaca LAPORTEIA DA DI GENIO, PASSAPORTE DA DI GENIO é Deca 1 para 12 características: peso à desmama, ao ano e ao sobreano, total materno e peso à fase materna, idade ao primeiro parto, perímetro escrotal aos 365 e 450 dias, estrutura corporal, musculosidade, precocidade e área de olho de lombo.
PORTENHO DA DI GENIO é filho do LANDAU DA DI GENIO e Deca 1 para nove características (peso à desmama, ao ano e ao sobreano, total materno, perímetro escrotal aos 365 e 450 dias, estrutura corporal, musculosidade e precocidade.
Outro extraordinário garrote, filho do INGLÊS DA DI GENIO, PERKINS DA DI GENIO é Deca 1 para peso à desmama e ao sobreano, perímetro escrotal, estrutura corporal, precocidade e área de olho lombo.
“No Nelore DI GENIO, a peneira é forte, é pesada, tem toda a parte de provas, de acasalamentos direcionados, corrigindo réguas de DEP, melhorando todas as características para quem precisa de peso, de fertilidade, de acabamento. Essa é a síntese do nosso trabalho, que leva várias chancelas, como da ABCZ (PMGZ/Geneplus) e do CEIP. Todos esses programas fazem parte das etapas que o gado passa para chegar até aqui”, complementa Antonio Aurico.
Sobre o Nelore DI GENIO. Marca reconhecida na produção de touros eficientes, fruto de seleção e de acasalamentos direcionados que identificam promessas da raça, o Nelore DI GENIO também investe em um ótimo manejo e ambiente tranquilo e saudável em todos os espaços do criatório. Com forte pressão de seleção em fertilidade e habilidade materna nas fêmeas, e circunferência escrotal e ganho de peso nos machos, a genética DI GENIO mantém reprodutores nas principais centrais de inseminação do Brasil: LOGAN, LANDAU, LANCHUDO, ORÁCULO, ORPHEU, PATHFINDER e MALKAPUR, em coleta na CRV Lagoa; EFEITO e OPOSITOR, na Alta; JOVEM, na Semex; OUTLOOK e PRIME, na Accelerated Genetics; JAZIGO, na ABS; e PASSAPORTE, PORTENHO, PEGASUS e OLDPARR, na Seleon. Vários touros foram selecionados pelo Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT), como o NEPAL (2017) e o OBAMA (2018). Com propriedades em São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rondônia, o Nelore DI GENIO participa das principais provas nacionais de ganho em peso a pasto e dos programas de melhoramento genético PMGZ/Geneplus e PAINT, com o objetivo de produzir animais duplamente certificados. Todo esse trabalho reflete na excelente padronização dos animais.