Publique

AgroMaripá confirma presença do Mangalarga Marchador na Equitana

Será a quarta participação consecutiva dos animais brasileiros na maior feira equestre do mundo, que acontece entre os dias 18 e 26 de março, em Essen, na Alemanha.

Tradicional criatório de Mangalarga Marchador, a Agro Maripá estará com seus animais novamente na Equitana. Objetivando dar continuidade ao trabalho iniciado para divulgação da raça brasileira na Europa, o titular do haras, Marcelo Baptista de Oliveira, adquiriu espaço para montar estande e levar seus dois animais que já estão na Alemanha, para apresentações no evento.

Os cavalos Patek e Fandango de Maripá foram enviados para a Alemanha em 2010 para iniciar junto a outros três animais da raça, o projeto Vitrine, lançado pela ABCCMM – Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador. Desde então, os cavalos participaram das três edições da Equitana realizadas (2011, 2013 e 2015) até o projeto ser finalizado no ano passado.

 “Como tínhamos três animais no projeto, com o seu término vendemos um e decidimos manter dois na Alemanha para podermos fazer nossas cavalgadas pela Europa e é graças a isto que podermos estar presentes na feira o ano que vem, já que, infelizmente, as barreiras sanitárias hoje continuam fechadas por conta do problema do mormo. A perda neste momento é muito grande para a equideocultura nacional, mas acreditamos que logo mais tudo voltará ao normal e não podemos perder a oportunidade de continuar divulgando nosso maravilhoso cavalo na maior feira equestre do mundo”, explicou Marcelo.

A novidade para a Equitana, segundo o criador, é que pela primeira vez o público poderá conferir um cavaleiro brasileiro montando os animais da raça Mangalarga Marchador. “Vou levar o Sérgio Faria, que trabalha com a gente, e vamos elaborar uma apresentação diferenciada, criando um percurso com alguns obstáculos, para não ficar somente mostrando a marcha, mas também a qualidade maravilhosa da funcionalidade da nossa raça”.

Os dois cavalos brasileiros hoje estão alojados em Frankfurt e sempre que aparece uma oportunidade, Marcelo junto à esposa Sophia vão à Europa para vê-los e montá-los em cavalgadas elaboradas por belas paisagens, como a que fizeram no caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, para a comemoração dos 60 anos do criador.

As expectativas da Agro Maripá para a Equitana 2017 são as melhores possíveis    pois todos visitantes da feira se encantam com o Mangalarga Marchador. “Queremos estar presentes para continuarmos o trabalho iniciado em 2011, acreditando que muito em breve tudo estará normalizado no Brasil para que em 2019 mais animais possam ser levados a este importante evento do mundo equestre”, finalizou Marcelo.

Patrícia Opik, representante da Equitana no Brasil, considera importantíssima a participação da Agro Maripá na feira, para que mais uma vez o cavalo brasileiro esteja em evidência, ganhando cada vez mais espaço na Europa. “Só temos que parabenizar a iniciativa do Marcelo em dar continuidade à divulgação da raça, mantendo o Brasil em lugar de destaque na Equitana”.

IMG_7352

Mais sobre a Equitana

Por mais de 40 anos a Equitana tem inspirado o mundo equestre, sendo a maior e mais conhecida feira do mundo. Realizada no Centro de Exposições de Messe-Essen, o evento ocupa 90 mil m2 divididos em 15 pavilhões, reunindo mais de 850 expositores provenientes de 30 países. São nove dias de evento com mais de 1000 animais de 40 diferentes raças.

Em números, a Equitana tem 97% de seus visitantes com intenções de compras; 73% são proprietários de animais; 83% avaliam a feira como muito boa e 82% dos visitantes e 89% dos expositores tem a intenção de voltar na próxima feira.

Mais informações podem ser acessadas no site www.equitana.com

Legenda:
Marcelo e Sophia, da Agro Maripá, com Patrícia Opik, representante da Equitana no Brasil
Marcelo e Lorenzo junto ao animal Patek na Equitana 2015