Empresas adicionaram medidas a protocolos já existentes, aumentando a segurança do trabalhador.
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) lançou hoje (03) um vídeo com informações sobre a intensificação dos cuidados para a saúde dos colaboradores nas agroindústrias produtoras e exportadoras da avicultura e da suinocultura do País, frente à epidemia da Covid-19 (Novo Coronavírus). Feito pela Agência Capella (Porto Alegre/RS), o vídeo reúne depoimentos de especialistas das diversas áreas dos frigoríficos e apresenta diversos cuidados já adotados no sistema produtivo. Também são mostradas as medidas para a prevenção e o monitoramento da saúde de trabalhadores diretos e terceirizados.
“Antes mesmo da adoção de quarentenas em diversos estados do país, as empresas da avicultura e da suinocultura intensificaram os cuidados para preservar a saúde dos colaboradores e terceirizados no sistema produtivo. O vídeo explica algumas destas medidas no ambiente de alta biosseguridade implantado nos frigoríficos brasileiros”, explica Ricardo Santin, diretor-executivo da ABPA. Entre as ações adotadas está o afastamento preventivo de todos os colaboradores identificados como grupo de risco (com idade acima de 60 anos, doenças pré-existentes e outros). Ao mesmo tempo, houve a intensificação das ações de vigilância ativa. A temperatura dos colaboradores é aferida em diversos momentos, durante a rotina de trabalho.
Vários dos cuidados recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde já eram adotados pelas empresas nos protocolos de rotina de trabalho, conforme é mostrado no vídeo. De forma preventiva e indo além das recomendações dos órgãos de saúde, as agroindústrias determinaram ações como o aumento da rotina de higienização de todos os ambientes dentro e fora do frigorífico, como o transporte, a adoção de medidas contra a aglomeração, com a redistribuição de horários de refeição e transporte, e outros.