ANDAV completa 28 anos e celebra distribuidores!

A ANDAV – Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários celebra hoje, dia 18 de outubro, mais um ano de representação nacional frente ao canal de distribuição. São 28 anos da data de fundação, em 1990. O dia também é marcado por ser o Dia Nacional do Distribuidor de Insumos Agrícolas e Veterinários, instituído por meio da aprovação da Lei nº 12.500, de 4 de outubro de 2011, uma das conquistas mais representativas da ANDAV. A Associação ocupa posição estratégica na cadeia do agronegócio brasileiro enquanto representante legítima do setor e geradora de conhecimento, difusão e representatividade frente ao canal de distribuição.

“Estamos cada vez mais presentes nas discussões e tomadas de decisões junto ao governo e aos órgãos públicos. No atual momento, em que o cenário macroeconômico e político está em transformação, o canal de distribuição reforça os valores de sua visão associativa, aspectos que envolvem diretamente a conscientização e educação do homem do campo, na busca por produzir com qualificação, tecnologia e orientação técnica”, analisa Henrique Mazotini, presidente executivo da ANDAV.

Em 2018, o mercado de distribuição de insumos agropecuários movimentado pelos associados da ANDAV faturou cerca de R$ 40 bilhões, entre fertilizantes, produtos de nutrição vegetal e medicamentos veterinários. “Geramos também empregos para cerca de 100 mil profissionais direta e indiretamente e realizamos mais de 10 milhões de visitas a agricultores todos os anos. Isso reforça ainda mais a ANDAV como essencial para levar conhecimento técnico de produtos e tecnologia aos produtores rurais”, analisa Antonio Henrique Botelho Lima, presidente do Conselho Diretor.

Nos últimos anos, os desafios do setor de distribuição passaram a ser ainda maiores, como é o caso do acesso ao crédito rural especial para o setor, o desenvolvimento e o aprimoramento de produtos de Seguro Rural para que possa, de fato, oferecer coberturas para perdas eventuais, possibilitando ao produtor rural a continuidade de seus negócios, entre outros aspectos que envolvem a gestão dos distribuidores de insumos agropecuários. Importantes lutas para todo o agronegócio brasileiro estão sendo travadas e têm o apoio fundamental dos associados da ANDAV, entre elas o combate aos produtos ilegais, a discussão da mudança da tabela de frete, aspectos de segurança pública e de infraestrutura, que estão paralisados em praticamente todos os estados brasileiros.

Para todas estas necessidades, a ANDAV esteve e está atuando para encontrar formas de viabilizar soluções práticas. “Uma boa logística, por exemplo, é fundamental ao distribuidor. O Brasil necessita de um plano logístico urgente, de forma que se possa reduzir o custo final do produto, tanto para o mercado interno como para o de exportação”, finaliza Antonio Henrique.